Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Soluções de mobilidade para maior liberdade e independência

ajudas-mobilidade
Compartilhe este conteúdo:

Quando pensamos em soluções de mobilidade, muitas pessoas pensam automaticamente em cadeiras de rodas. No entanto, existe uma vasta gama de produtos de apoio disponíveis que podem ajudar pessoas com mobilidade reduzida a gerir as dificuldades de mobilidade. Neste artigo poderá encontrar alguns dos produtos mais úteis no mercado atual.

Ajudas de mobilidade

As cadeiras de rodas são um equipamento de valor incalculável para muitas pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, existem outros produtos que também ajudam as pessoas no seu dia-a-dia. Consegue andar com ajuda, ou consegue andar mas tem necessidade de se sentar regularmente?

Andarilhos

Os andarilhos são quadros de metal onde os utilizadores se podem segurar, com rodas ou rodízios. O utilizador pode-se apoiar no andarilho para ter suporte, o andarilho desliza pelo chão e o utilizador não precisa de o levantar a cada passo que dá. Os andarilhos são frequentemente fornecidos com cestos para que o utilizador possa transportar lá as suas compras, outros vêm com assento para pessoas que precisam de se sentar numa base regular para poder descansar da caminhada. Seguindo uma nova moda relativamente recente nas soluções de mobilidade, os andarilhos podem ser adquiridos numa gama de cores, alegrando de certa forma a vida e o produto da pessoa com mobilidade reduzida, numa forma que se está a tornar mais e mais popular.

Bengalas

As bengalas podem apoiar qualquer pessoa que começa a ter dificuldades em andar, especialmente se o problema for num dos lados (em cujo caso, normalmente, a bengala deve ser segurada pelo lado oposto ao do problema). Disponível em vários designs e cores, ou no modelo tradicional em madeira, as bengalas são uma forma simples e barata para suportar o corpo de uma pessoa com problemas moderados de mobilidade.

Se a ponteira (borracha na base da bengala) ficar gasta, pode ser facilmente substituída, o que se traduz numa maior estabilidade para o utilizador.

Canadianas

Se a bengalas não proporcionarem suporte suficiente, as canadianas podem ser uma alternativa eficaz. Podem ser utilizadas uma ou duas canadianas em qualquer altura e, em vez de fazer pressão no punho como a bengalas faz, as canadianas redistribuem a pressão sobre o braço inferior.  A canadiana pode ser mais manobrável para pessoas com doenças como artrite ou repetidas lesões por esforço.

Disponíveis em hospitais, clínicas de fisioterapia ou ortopedias, as canadianas podem ser simples, decoradas ou feitas em cores fortes. Como com as bengalas, as ponteiras das canadianas necessitam de ser substituídas regularmente para otimizar o suporte e a estabilidade.

Andadeiras

Similares aos andarilhos, as andadeiras são quadros em metal que suportam o peso da pessoa enquanto caminha. No entanto, ao contrário dos andarilhos, a base é sólida em vez de ter rodas. Algumas pessoas acham que esta opção fornece maior apoio, com menor risco de queda, e o design da andadeira, que rodeia o utilizador em vez de andar à frente dele, pode ser especialmente útil para pessoas que não têm estabilidade nos pés.

A necessidade de levantar a andadeira enquanto se move pode causar confusão a pessoas com limitações nos membros superiores ou de energia, por isso experimente sempre o produto antes de o comprar.

Scooters de mobilidade

Iguais às cadeiras de rodas elétricas, as scooters de mobilidade são veículos elétricos que sustentam a pessoa que tem problemas em andar. Muitas pessoas acham as scooters de mobilidade mais confortáveis do que as cadeiras de rodas elétricas, especialmente se o objetivo é serem usadas por um longo período de tempo, apesar de serem consideravelmente mais largas, o que as torna difíceis de transportar ou de caber em espaços pequenos.

As scooters de mobilidade estão às vezes disponíveis para alugar em shoppings ou ortopedias, por isso se está a considerar comprar uma, experimente alguns modelos disponíveis para saber das opções e características disponíveis.