Passionate People

Estilos de vida, recursos e conteúdo


para pessoas com mobilidade reduzida

A importância dos rodízios na cadeira de rodas

importancia-rodizios

Os rodízios da cadeira de rodas são geralmente descurados, mas eles desempenham um papel essencial na performance da cadeira. Estas duas pequenas rodas na zona frontal da cadeira de rodas giram em todas as direções possíveis, facilitando a sua manobrabilidade.

Escolher os rodízios certos

Como muitas partes da cadeira de rodas, os rodízios podem ser escolhidos para se adequarem às diferentes necessidades dos utilizadores.

Antes de comprar os rodízios para a sua cadeira de rodas deve também certificar-se do tamanho que é necessário, que pode variar entre 3 e 8 polegadas.

Portanto, quando escolher os rodízios que quer para a sua cadeira de rodas, deverá considerar como usá-los. Anda regularmente em pisos irregulares? Dá prioridade à velocidade em vez do conforto? Utiliza a cadeira mais dentro ou fora de casa?

A maioria das vibrações que o utilizador consegue sentir na cadeira vêm dos rodízios, em oposição às rodas largas, traseiras.

Tipos de rodízios

Os rodízios vêm habitualmente em tons de cinza e preto, apesar de às vezes existirem noutras cores por um preço um pouco mais elevado, se quiser animar um pouco o visual da cadeira de rodas.

Os rodízios pneumáticos oferecem ao utilizador da cadeira de rodas uma viagem mais suave, pois têm a capacidade de aborção de choque em superfícies irregulares. No entanto, eles são também um pouco mais lentos, e podem em último caso furar, por isso requerem manutenção.

Por outro lado, existem rodízios pequenos, com forquetas maciças, mais eficazes em movimento e velocidade, mas oferecem uma condução menos suave e são menos eficazes na absorção de choque.

Os rodízios mais pequenos podem ficar presos em fendas tornando a manobrabilidade da cadeira mais complicada em superfícies irregulares, enquanto que as rodas dianteiras mais largas são mais suaves.

Cuidados com os rodízios

Ninguém quer ter uma avaria na cadeira de rodas, por isso é importante cuidar de cada aspeto da mesma se quiser que ela dure muito tempo. Descurar mesmo os mais pequenos pormenores pode levar a avarias e a cadeira terá que ser levada para reparação, enquanto que a manutenção regular pode evitar e prevenir os problemas antes de eles aparecem.

Os rodízios devem ser inspecionados regularmente. Verifique se existem rachas ou algum desgaste visível. Gire a roda pelo interior do suporte da forqueta e verifique se gira sem qualquer impedimento. Se tiver alguma dúvida, procure o conselho de um profissional. No entanto, os rodízios podem ser substituídos de forma relativamente fácil, quer pelo utilizador da cadeira de rodas, quer por qualquer outra pessoa.

Summary
Review Date
Reviewed Item
A importância dos rodízios
Author Rating
51star1star1star1star1star