Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Tudo o que precisa de saber para comprar uma cadeira de rodas elétrica

cadeira-de-rodas-elétrica
Compartilhe este conteúdo:

Todas as pessoas gostam de ter liberdade para ir onde quiserem e para realizar vários tipos de atividades. Este é também um desejo das pessoas com mobilidade reduzida ou com doenças como Esclerose Múltipla, lesão vertebro-muscular, etc. A diferença é que estas pessoas, ou não conseguem fazer nada, ou é extremamente difícil conseguirem participar nas atividades do dia-a-dia. Usar uma cadeira de rodas manual pode resolver o problema até certo ponto, mas o uso dela só pode ser feito por pessoas que tenham força no tronco para poderem propulsionar a cadeira. Se acha que ficaria cansado a usar uma cadeira de rodas manual, deveria optar por uma cadeira de rodas elétrica. Esta opção resolverá todos os problemas? É o que vamos ver.

Diferenças entre uma cadeira de rodas manual e elétrica

Uma cadeira de rodas manual é normalmente leve e de encartar. É mais barata, é transportável e mantem o utilizador em forma. Por outro lado, uma cadeira de rodas elétrica é menos versátil em termos de peso e volume, mas pode ser uma grande ajuda para pessoas com pouca força de braços (p. ex: utilizadores com doenças neurológica). A cadeira de rodas elétrica permite que o utilizador se mova sem esforço, pode vir com várias opções de posicionamento (reclinação, basculação,…), é mais cara, só funciona com bateria. Por isso, deverá optar por uma cadeira de rodas elétrica? Desde que eu sofro de Esclerose Múltipla tive de optar por uma cadeira de rodas elétrica para poder gerir a pouca força de braços e o cansaço que se tornam insuportáveis no clima quente onde eu vivo. A resposta à pergunta anterior depende inteiramente das necessidades individuais de cada utilizador.

Avaliar as necessidades e selecionar a cadeira

Se decidir optar por uma cadeira de rodas elétrica, a primeira coisa que precisa de fazer é consultar um profissional de saúde. Deverá falar com o seu médico ou com um terapeuta ocupacional. Também pode ser uma ajuda falar com alguém com a mesma condição clínica.

Procurar recursos via internet também por ser uma ajuda, mas acima de tudo, visitar ortopedias que o deixam testar as cadeiras de rodas elétricas, em vez de tentar vender qualquer uma que tenham em stock. Uma cadeira de rodas elétrica deve ser personalizada às necessidades individuais do utilizador, por isso certifique-se de que a ortopedia lhe fornece o serviço correto.

Alem disso, deverá identicar as suas necessidades de mobilidade em casa, no transporte (poderá ter de adaptar o seu carro), ou outras necessidades específicas que possa ter.

Escolher o tipo de cadeira de rodas elétrica correto

As cadeiras de rodas elétricas consistem numa base elétrica, um assento e o comando e podem vir com diferentes configurações. A base elétrica possui as rodas da cadeira. Existem cadeiras de tração frontal, central e traseira, cada configuração tem vantagens e desvantagens. As cadeiras de rodas elétricas de tração frontal são melhores para evitar obstáculos, as cadeiras de rodas elétricas de tração traseira são mais potentes e as cadeiras de rodas de tração central têm o raio de viragem mais pequeno e são mais indicadas para uso interior (link).

O assento pode ser de vários tipos e materias, e a cadeira pode ser equipada com várias opções como reclinação, basculação, elevação de assento, etc. O profissional que contactar vai ajudá-lo a escolher a almofada e o encosto apropriados. Também o vai ajudar a escolher as opções elétricas, caso sejam necessárias.

Por fim, existem os comandos. Se não conseguir usar as mãos, existem comandos alternativos que podem ser usados com a cabeça, queixo, boca, etc.

Cobertura dos custos

Outro fator importante que vai pesar na decisão é quem vai pagar a cadeira. Em muitos países, estas ajudas podem ser financiadas pela Segurança Social ou através de seguros.

Por fim

Nenhuma cadeira de rodas elétrica vai cobrir todas as suas necessidades. Já que comprar uma cadeira de rodas elétrica é um investimento significativo, deverá selecionar uma que vá de encontro às suas necessidades atuais e futuras. Consulte, pergunte, examine, teste. No fim de tudo vai passar grande parte do seu dia nessa cadeira, por isso faça uma escolha sensata!