Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Luvas para cadeira de rodas: saiba porque deve proteger as suas mãos

luvas-para-cadeira-rodas
Compartilhe este conteúdo:

Sendo um utilizador de cadeira de rodas elétrica nunca pensei na importância do uso de umas luvas para ajudar a propulsionar a cadeira de rodas. Até que conheci um utilizador de cadeira de rodas manual e tive uma conversa com ele sobre o assunto. Ele perguntou-me: “ Sabes o que é o Síndrome do Túnel Cárpico? “ Ele explicou-me que a doença é o resultado da compressão do nervo causado pelo elevado esforço na mão e punho.

Força nas mãos e braços são muito importantes para os utilizadores de cadeiras de rodas. Apesar das mãos não serem concebidas para substituir os pés, muitas vezes elas fazem-no. Se usa uma cadeira de rodas manual e se auto propulsiona deve proteger as suas mãos quer esteja a fazer desporto ou a passear pelo shopping. O uso repetido das mãos para propulsionar, parar e virar a cadeira de rodas, vai muitas vezes causar-lhe dor, bolhas, calosidades e outras formas de desconforto. Além disso, as suas mãos vão também ser afetadas pelas condições climatéricas severas.

Nem todos os tipos de luvas são adequados

É importante não sair para comprar qualquer tipo de luvas. Deve procurar por luvas específicas para utilizadores de cadeiras de rodas. Porquê?

Primeiro, as luvas para ajudar a propulsionar a cadeiras de rodas como outras luvas, devem permitir que a mão respire, prevenindo o suor ou a irritação das mesmas.

Ao mesmo tempo, as luvas devem ser fabricadas usando um material resistente e durável. Além disso devem proporcionar flexibilidade e por isso permitir que o utilizador use as mãos para realizar várias tarefas e movimentos sem causar problemas. Por razões obvias, as luvas devem proporcionar boa aderência de forma a que o utilizador agarre firmemente os aros das rodas da cadeira. De forma a evitar tensão e problemas consequentes, as luvas devem proporcionar o suporte adequado para a mão. No fim de contas, o conforto é o mais importante.

Características das luvas para cadeira de rodas

A primeira característica a considerar quando escolher as luvas para usar na cadeira de rodas é o material. Existem pelo menos quatro tipos de materiais: pele, lycra, neoprene, camurça. A camurça pode ser mais estilosa mas não é muito prática. O neoprene é flexível, leve e à prova de água, mas pode danificar-se facilmente. A licra é bastante fléxivel, confortável e elástica, mas não tão forte como os outros tipos de materiais. A pele pode ser uma boa escolha pois é forte, durável e praticamente à prova de água.

Outra característica importante das luvas para cadeira de rodas é o preenchimento. O material protetor em gel ou em borracha dentro da luva é usado para proteger a mão quando agarrar os aros motores da roda.

Depois existem os fechos e os punhos das luvas. Eles permitem que a luva se ajuste confortavelmente à mão do utilizador, mas ao mesmo tempo permitem uma fixação firme.  Os fechos podem ser em Velcro e os punhos elásticos.

Por fim, precisa de apurar se quer usar luvas todas fechadas ou abertas nos dedos. As luvas todas fechadas cobrem toda a mão e deste modo proporcionam um bom nível de proteção. Por outro lado, são pouco práticas caso tenha a necessidade de as pôr e tirar várias vezes. As luvas abertas deixam os dedos expostos e por isso permitem que o utilizador realize várias tarefas enquanto tem as luvas vestidas. Para poder beneficiar maior liberdade, as suas mãos vão ficar menos protegidas.

A hora de comprar

Um bom par de luvas para ajudar a propulsionar a cadeira de rodas deve ser flexível, permitir que a mão respire, ser confortável bem como proporcionar boa aderência e proteção. Pode comprar as luvas online, mas eu recomendaria a visita a uma loja para as experimentar e decidir que tipo se adequa melhor às suas necessidades. Pode também obter aconselhamento com outro utilizador de cadeira de rodas.