Passionate People

Estilos de vida, recursos e conteúdo


para pessoas com mobilidade reduzida

Úlceras por pressão, vamos lá defini-las!

ulceras-por-pressao

O que é uma úlcera por pressão?

Úlcera por pressão pode ter diferentes nomes. Já deve ter ouvido termos como: escara, ferida por pressão, chagas. Estes são diferentes nomes para o mesmo problema – úlcera por pressão.

Qualquer que seja a palavra que use, de acordo com a EPUAP (European Pressure Ulcer Advisory Panel), uma úlcera por pressão é uma lesão localizada da pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão ou de uma combinação de forças de fricção. Uma proeminência óssea é qualquer área do corpo onde os tecidos que envolvem os ossos não são suficientemente densos e os ossos ficam mais expostos. Alguns exemplos incluem os cotovelos, calcanhares, a região occipital, a coluna vertebral e outros que ficam mais vulneráveis quando a pessoa está sentada (exemplo, tuberosidades isquiáticas, sacro).

Complicações relacionadas com úlceras por pressão

A pele não precisa de ter uma lesão ou uma ferida aberta para ter uma úlcera por pressão. Como nosso maior órgão, a nossa pele serve como barreira para o ambiente e é suscetível a danos. No entanto, tem uma capacidade excecional de se autorreparar.

Apesar disso, uma úlcera por pressão pode continuar a ser dolorosa. Quer esteja aberta ou fechada, é uma ferida. É importante que os indivíduos com lesões medulares estejam atentos a todas as implicações. Se acha que as úlceras por pressão não são um problema para si por causa da falta de sensibilidade, fique a saber que a dor pode levar a um aumento da pressão arterial chamada Hiperreflexia autónoma medular. Pode não sentir que o corpo está em sofrimento, mas ele sabe!

Como posso prevenir as úlceras por pressão?

Quando a sua saúde fica comprometida, manter a pele saudável torna-se ainda mais importante. Uma forma de fazê-lo é evitar gastar demasiado tempo em posições que possam originar úlceras por pressão. Algumas destas posições incluem o sentar, semi-decúbito, supino (deitado de costas) e lateral (deitado de lado).

Fale com o seu médico sobre outras potenciais posições que possam desenvolver úlceras por pressão e desenvolva um plano para as combater.

Torna-se essencial poder trabalhar para prevenir o aparecimento de ulceras por pressão e nesse sentido as almofadas e colchões INVACARE garantem o conforto, estabilidade e distribuição da pressão necessárias para que possa viver com qualidade e livre dos problemas acima referidos.