Passionate People

Estilos de vida, recursos e conteúdo


para pessoas com mobilidade reduzida

Como escolher uma cadeira de rodas de criança

cadeira-de-rodas

Quando se trata de comprar qualquer coisa para crianças ou adolescentes, todos sabemos que a sua perceção de necessidade muitas vezes pode ser muito diferente da nossa. Não existe nenhuma diferença ao comprar uma cadeira de rodas de criança. É provável que haja um maior foco na estética e nas atividades do pequeno utilizador.

Existem, portanto, uma infinidade de variáveis a ter em consideração ao comprar uma cadeira de rodas para criança, tornando-se numa decisão bastante complexa.

O que devemos considerar sobre o utilizador da cadeira de rodas

  • Saúde – Existem requisitos específicos que afetam a saúde da criança que eu preciso considerar?

Por exemplo, devo considerar o ângulo de reclinação do encosto ou encosto plano ou perante outras necessidades devo propor um concentrador de oxigénio portátil?

  • Qual a quantidade de suporte físico que a criança necessita?

Por exemplo, deverei considerar suporte postural adicional como um cinto pélvico ou colete de tronco, ou no caso de necessidade de cadeira de rodas elétrica o uso do comando será para a criança, ou preciso considerar um comando de acompanhante?

  • Quão ativa é a criança e como se ocupa?

Por exemplo, a criança é passiva durante as atividades ou participa de forma ativa nas atividades de vida diária e de lazer?

  • O que é que a criança considera importante?

Por exemplo, no enquadramento da participação ocupacional, que atividades é que a criança acredita serem mais significativas para ela e como é que a cadeira de rodas pode ajudar?

O que devemos considerar sobre o meio envolvente

  • Onde é que a criança vai usar a cadeira de rodas?

A necessidade de acessórios como uma capa protetora para a chuva, que tipo de pneus vai necessitar, que espaço existe para que possa movimentar-se de forma independente?

  • Como é que a cadeira de rodas vai ser transportada?

Se vai ser transportada no carro, deve considerar o tamanho da cadeira encartada, facilidade de acesso, pode ser montada e desmontada de forma independente ou com a ajuda do cuidador?

 

Dicas gerais

  1. Se vai andar com a cadeira dentro de casa, deverá considerar um modelo leve.
  2. Tenha em consideração o tipo de cadeira de rodas que é melhor para levar para a escola ou outra atividade em que a criança participe.
  3. Quer comprar uma cadeira de rodas para criança que é o tamanho atual e depois comprar outra no futuro ou quer comprar uma cadeira que cresce com a criança? Muitas cadeiras de rodas vêm agora com a capacidade de crescer com a criança, incluindo tornar-se mais poderosa, se for elétrica, à medida que a criança se torna mais pesada e com maiores capacidades de manobrar o comando.
  4. Quer que a criança se sinta confortável, por isso tenha cuidado ao selecionar a almofada apropriada; muito baixa vai dar pouco suporte, muito alta vai-se tornar desconfortável após longos períodos de utilização. Assegure-se de que a cadeira de rodas foi cuidadosamente medida e que tem os patins de forma a que quando a criança estiver sentada tem o suporte devido, e possa facilmente ajustar a posição em detrimento das atividades que desempenha.
  5. A criança vai pensar que a estética é importante, por isso procure uma cadeira de rodas que a criança goste. Já não existe a necessidade de ter uma cadeira preta ou cinzenta.
  6. É essencial para os pais/ cuidadores considerarem a forma como a cadeira vai ser transportada. A cadeira de rodas de criança pode encartar, sendo importante certificar-se do espaço que ocupa no seu carro.

Ser dependente de uma cadeira de rodas não deve privar a criança e seus cuidadores de atingir os seus objetivos. Aliás, a mobilidade garantida por uma cadeira de rodas vai suportar o aparecimento de oportunidades ou a capacidade para se envolver nos seus projetos e sonhos.

Considerando todas as dicas acima e ao fazer a escolha certa vai assegurar que a criança está capaz de ser ativa e seguramente conseguirá participar nas atividades significativas, contribuindo para o máximo de autonomia e garantindo uma melhor qualidade de vida.

As cadeiras de rodas Invacare Action3 Junior, Action3 Junior Evolutiva (cadeiras manuais) ou a Esprit Action4 podem ser uma boa opção a considerar.

Summary
Author