Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Como é que os colchões Invacare ajudam a gerir a pressão de forma eficaz?

colchões preventivos de escaras
Compartilhe este conteúdo:

Numa gestão eficaz da pressão que o utilizador sente quando está permanentemente deitado, devemos considerar os riscos para a pele e saúde, antes que os danos ocorram.

Para aqueles mais vulneráveis ao desenvolvimento de úlceras por pressão, é essencial que considere as rotinas e equipamentos como os colchões Invacare que são usados para minimizar esse risco.

Qual é o resultado de uma gestão não eficaz da pressão?

O resultado para alguém em risco é o desenvolvimento de uma úlcera por pressão (também conhecida como “escara”). Elas desenvolvem-se quando elevados níveis de pressão são aplicados a uma área da pele durante um curto período algum tempo ou quando baixos níveis de pressão são aplicados durante um longo período de tempo.

Quem está em risco?

De acordo com o Instituto Britânico para a Excelência na Saúde (NICE), qualquer pessoa em qualquer altura poderá estar em risco, mas deve ser feita uma avaliação naqueles que:

– Precisam de cuidados durante 24h

– Foram admitidos num hospital e têm fatores de risco incluindo, mas não exclusivamente:

. Mobilidade significativamente limitada

. Perda significativa da sensibilidade

. Ocorrência prévia de úlceras por pressão

. Carência nutricional (desnutrido ou desidratado)

. Incapacidade para se reposicionar

. Danos cognitivos significativos

O que significa estar em risco?

Adultos, crianças, bebés e jovens considerados em risco de desenvolver úlceras por pressão são aqueles que, após uma avaliação clínica e/ou validação da avaliação do risco (através da escala de Waterlow por exemplo) são considerados em risco. Serão indivíduos que têm fatores que os tornam vulneráveis de desenvolver danos nos tecidos.

Como é que um colchão preventivo Invacare vai ajudar a reduzir de forma eficaz o risco?

Colchões Softform

A qualidade dos colchões Invacare Softform aproxima-se dos que usamos em casa. São reconhecidos como colchões preventivos apenas por terem capas de cor azul ou lilás.

As diferentes camadas de espuma de alta resiliência, terapeuticamente estudadas (camada superior de espuma com recortes ou visco elástica) permitem que a superfície superior proporcione uma excelente redistribuição da pressão.

O colchão Softform Premier Maxiglide para além de proporcionar redução significativa da pressão, particularmente quando usado com uma cama articulada. O sistema de deslize patenteado deste colchão oferece proteção ao utilizador adaptando a camada superior ao utilizador, enquanto a camada inferior acompanha os movimentos do estrado.

A razão pela qual os colchões Invacare Softform são um bom exemplo de gestão eficaz da pressão é que podem ser usados por qualquer pessoa em risco de desenvolver úlceras por pressão, sem impacto no conforto e no ambiente onde a pessoa se insere. Eles podem ser usados em qualquer cama e estão também disponíveis como sobre colchões (tenha cuidado que um aumento da altura não afete a independência numa transferência de cama), o que significa que não vai sentir que está a criar um ambiente hospitalar em casa.

Outros colchões Invacare como o Softform Premier Active 2 proporcionam altos níveis de gestão da pressão ao usar uma combinação de espuma com inserção alternada de ar, mas com a mesma sensação de não estar em ambiente hospitalar e com o foco no conforto.

O colchão Softform Premier Visco destaca-se pela camada superior de espuma visco-elástica de elevada densidade e sensível à temperatura, que permite uma perfeita adaptabilidade ao corpo do utilizador.

O colchão Softform Excel é um colchão de espuma recortada que permite melhor distribuição do peso do utilizador. É um colchão para utilizadores com baixo a elevado risco de desenvolver úlceras por pressão.

Cada um destes colchões pode ser usado por qualquer pessoa, em qualquer altura, sem necessidade de equipamentos adicionais. O seu uso contínuo vai reduzir o risco de desenvolvimento de úlceras por pressão que têm um impacto significativo na saúde, bem-estar, independência e conforto.