Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Cadeira de rodas transportável: a chave para a independência

cadeira-rodas-transporte-manual
Compartilhe este conteúdo:

A liberdade para viajar, mover-se para todo o lado e ver o mundo é um luxo que é difícil para muitos conseguirem apreciar. Se é uma pessoa que vive diariamente com mobilidade reduzida, então imaginar-se sozinho algures pode parecer apenas um sonho.

Mas o que é que acontece quando as limitações físicas o confinam a posições ou espaços difíceis?

“Eu nunca andei, mas aos 12 anos fui submetida a uma cirurgia para fusão de vértebras que me deixou confinada a uma cama durante 10 meses. Esse foi o período mais negro da minha vida, eu era apenas uma criança. Estava ansiosa por aprender, progredir e ver o mundo, e de repente tudo o que eu tinha era uma cama a quem eu queria desesperadamente escapar. A incapacidade de andar é completamente diferente de estar “preso” a um sítio onde vê diariamente as mesmas paredes e se pergunta o que está para além delas.

Quando lentamente recomecei a ganhar capacidade para me sentar, surgiu uma viagem de estudo e eu queria muito juntar-me aos meus colegas nessa aventura fora de portas. Não me podia sentar na minha cadeira de rodas elétrica devido à distância da viagem que era o maior obstáculo.

Conformei-me que iria ficar em casa e que não faria parte daquela excursão, mas a minha professora não partilhou do meu sentido de derrota. Pouco tempo depois ela conseguiu que eu viajasse de carro sentada no banco de trás, e que eu trouxesse uma cadeira de rodas de manual, encartável, desmontável e leve para transportar. Uma cadeira que me permitisse viajar de carro e me juntar aos colegas nessa viagem de estudo.

Quando cheguei e vi o sítio onde íamos ficar não queria acreditar no que os meus olhos estavam a ver. Finalmente eu estava fora do meu quarto sem ver o mundo através das suas paredes. E tudo graças a uma cadeira de rodas transportável.

Tornei-me novamente livre e independente. Posso não ter andado, mas conseguia-me movimentar de novo. Apesar do meu movimento corporal limitado, eu estava literalmente a mover-me.

Há magia em vermos as coisas com os nossos próprios olhos, experienciar novos ambientes e viver a aventura, em vez de ouvir ou ler sobre ela. Há algo singular na experiência de cada pessoa. O que eu vi com os meus olhos foi bastante diferente do que os meus colegas viram. Não só porque temos uma perceção diferente das coisas mas o nosso gosto é diferente. As nossas escolhas também não são as mesmas e claro que ter uma cadeira de rodas transportável me ajudou a ter uma experiência única.

Hoje em dia é inimaginável pensar como seria a vida sem uma cadeira de rodas transportável, especialmente quando viajar se tornou mais acessível e barato para todas as classes em comparação com a última década. Antigamente, viajar era exclusivo para pessoas com possibilidades monetárias ou físicas. Com as alterações no turismo e na indústria hoteleira e com a abertura de portas aos que viam as viagens como um luxo, agora é também possível para pessoas que vivem com mobilidade reduzida.

Se fizer uma pesquisa rápida na internet irá descobrir pelo menos quatro ou cinco empresas que oferecem pacotes de férias acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Oferecem também produtos de aluguer para responder a diversas necessidades. Rampas, elevadores de transferência e cadeiras de rodas transportáveis são algumas das ajudas essenciais quando está fora do seu ambiente diário. Estas ajudas vão-lhe garantir tranquilidade e permitir que experiencie cada aspeto da sua viagem.“