Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Cadeiras autopropulsáveis: Manter a independência nas próprias mãos

cadeira rodas autopropulsavel manual
Compartilhe este conteúdo:

Perder a independência é um dos maiores medos para muitos utilizadores de cadeiras de rodas. A perspetiva de ficar dependente de outros para fazer as coisas mais simples, ou para ir a qualquer lado é assustadora. Escolher uma cadeira autopropulsável (conhecida como cadeira de rodas manual) dá-lhe a liberdade de chegar onde quer sem ter que depender de outros. Pode sair para ir ao shopping ou ir ter com os amigos no tempo que melhor lhe convier sem estar dependente de outra pessoa.

Uma cadeira de rodas manual será a escolha certa para mim?

Se está a pensar comprar uma cadeira de rodas manual terá de pensar se realmente quer autopropulsionar-se ao longo de todo o dia. A autopropulsão requer alguma capacidade física para se manter em movimento, por isso se já tiver alguma idade ou falta de força, poderá preferir uma cadeira de rodas elétrica mais convencional.

As cadeiras de rodas autopropulsáveis podem ser movidas ao usar ambos os braços, um braço e uma perna, ou ambas as pernas. Se deseja usar as pernas para se autopropulsionar é essencial que a cadeira de rodas tenha a correta altura assento-chão.

Quais são as outras vantagens das cadeiras de rodas autopropulsáveis?

Para utilizadores mais ativos, as cadeiras de rodas autopropulsáveis têm vantagens adicionais. Com a prática é possível aprender a equilibrar a cadeira apenas em duas rodas, permitindo que a cadeira suba passeios, soleiras de portas e áreas relvadas, que de outra forma iriam causar barreiras e impedir que a pessoa circule de forma independente. Ser capaz de ultrapassar estas barreiras dá liberdade de movimento aos utilizadores de cadeiras de rodas manuais e permite-lhes ir a sítios que seriam inacessíveis de outra forma.

Até onde quer ir?

Poder desfrutar da liberdade de se deslocar por si próprio é maravilhoso, mas é preciso planear cuidadosamente o seu trajeto para assegurar que não vai ficar bloqueado num obstáculo imprevisto. Uma cadeira de rodas manual dá-lhe maior liberdade de movimento mas também significa que está por conta própria se encontrar dificuldades, por isso é essencial que planeie o seu trajeto com antecedência se está a pensar ir a algum lado, de forma a assegurar uma viagem calma e regular.

Assim que tiver alguma experiência no uso de uma cadeira de rodas manual vai descobrir que é capaz de chegar onde quer rapidamente e de forma mais fácil do que de outra forma. Porque não experimentar uma cadeira de rodas manual hoje?