Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Como escolher o melhor carro adaptado

carro-adaptado
Compartilhe este conteúdo:

Adquirir um carro adaptado, mais conhecido como Veículo Acessível para Cadeira de Rodas, é uma boa forma de manter a liberdade. Eles certificam-se de que pode viajar sem ter de esperar por um táxi de cada vez que quiser sair.

Carro adaptado: Quais as possibilidades?

Os carros adaptados a cadeiras de rodas têm variadas características, e se decidir que comprar um é o mais certo para si então existem alguns pontos que deverá ter em consideração para se certificar que escolhe o veículo certo para si.

Como é que vou entrar e sair do carro?

Esta questão é essencial de se ter em consideração quando falamos em carros adaptáveis a cadeiras de rodas. Se o carro que escolheu lhe dificulta a entrada e saída da cadeira de rodas, então essa é uma batalha que vai ter que combater todos os dias. E o sistema de retenção que vai ter que adaptar à cadeira de rodas? Existem muitos tipos disponíveis, devendo assegurar que é confortável ao encaixá-lo regularmente.

Quão íngreme é a rampa para entrar no carro? A grande parte dos veículos adaptados a cadeira de rodas tem o piso rebaixado, o que dá mais espaço no interior do veículo, mas o declive da rampa também é reduzido para ser mais acessível a entrada e saída do carro. Em alternativa pode procurar um carro com a suspensão mais baixa. Com esses carros através da suspensão pode alterar a altura para que possa mais facilmente entrar e sair do carro com a ajuda de uma rampa. Pode também optar por um carro com elevador em vez de uma rampa. A desvantagem é que são mais caros, mas em alguns casos a conveniência vale o investimento.

Como é que parece o interior?

Espaço suficiente é essencial para qualquer carro, em particular para um carro adaptado, que tem de ter espaço para a cadeira de rodas e para as restantes coisas que precisa de transportar. Tem que pensar no espaço para as compras bem como outros acessórios ou ajudas que necessita de ter consigo diariamente.

Quando estiver dentro do carro, pense como será viajar dentro dele. Que tipo de condução é que o carro dá? Onde é que a cadeira ficará alojada. O utilizador da cadeira ficará normalmente sentado no lado do passageiro?

Também é preciso pensar no futuro. Provavelmente vai ter o carro durante algum tempo, por isso irá alterar a sua cadeira de rodas durante esse período? Este aspeto deve ser tido em consideração caso o utilizador da cadeira ainda esteja em fase de crescimento, e por isso vai ser necessário mais espaço no futuro.

Em que mais devo pensar?

Quando um carro é modificado para permitir o transporte de uma cadeira de rodas, podem ser feitas algumas alterações significativas ao veículo e que podem afetar a forma como ele é usado no futuro.

O chão rebaixado é bom para pôr e tirar a cadeira do veículo mas isso pode causar dificuldades com o espaço debaixo do carro, por isso tenha extra atenção quando circular por estradas desconhecidas, especialmente quando encontrar lombas. O piso baixo pode também resultar numa menor quantidade de gasóleo a ser inserido no veículo. Isto pode significar que vai ter de abastecer mais frequentemente do que seria expectável num carro convencional.

Apenas quando estiver completamente satisfeito com todos os aspetos do veículo é que deve concordar em adquiri-lo. Carros adaptáveis a cadeiras de rodas podem ser uma grande ajuda para famílias com pessoas com mobilidade reduzida, por isso certifique-se que adquire o veículo certo e desfrute dos benefícios que lhe pode trazer.