Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Ajudas para a casa de banho: uso e dicas

Ajudas para a casa de banho
Compartilhe este conteúdo:

É essencial que as pessoas com mobilidade reduzida sintam confiança quando estão na casa de banho. Existem soluções que podem ajudar a garantir um nível de conforto e suporte, e que são absolutamente essenciais para que as pessoas se sintam independentes quando usam a casa de banho.

Usar a sanita, ou tomar um duche são coisas do dia a dia que todas as pessoas tomam como certo. No entanto, para pessoas com mobilidade reduzida não é assim sempre tão simples. Algumas pessoas precisam de ajuda para utilizar a sanita, enquanto outras lutam para fazer a própria higiene devido à dificuldade de entrar ou sair da banheira, ou de ficar de pé no polibã.

Felizmente, há uma variedade de ajudas para a casa de banho disponíveis que podem mudar para melhor a vida das pessoas com mobilidade reduzida.

Ajudas para a casa de banho: alguns exemplos

Elevadores de banheira

Um banho quente pode aliviar bastante o stress bem como as articulações. No entanto, para pessoas com mobilidade reduzida um banho tradicional pode ser difícil de realizar. Existem elevadores de banheira que podem ser aplicados nas banheiras convencionais e que facilitam o entrar e o sair do banho graças a um sistema de elevação através de um mecanismo simples com comando elétrico. Os utilizadores podem emergir no banho com apenas um toque no botão reduzindo a necessidade de um elevador de transferência ou de uma pessoa para ajudar.

Ajudas para o polibã

Os polibãs podem ser bastantes estilosos, bem como úteis para pessoas que de outra forma não conseguiriam tomar banho.

Os polibãs incluem geralmente assentos rebatíveis para o utilizador se poder sentar, o que reduz o risco de escorregar e cair. Podem ser desenhados para espaços pequenos, ideal para grande parte das casas de banho, e oferecem acesso com uma pequena rampa ou um pequeno degrau para a pessoa poder entrar.

Bancos para  duche

Se consegue entrar no polibã mas tem dificuldade em manter-se de pé, um banco para o duche pode ser uma resposta barata para os seus problemas. Alguns são bancos são independentes, outros são desenhados para encaixar ao longo do polibã, enquanto outros podem ser fixos à parede e rebatem quando necessários.

Barras para a casa de banho

Quer tenha medo de cair no polibã ou na banheira, ou tem dificuldades em manter-se de pé após se levantar da sanita, as barras de apoio podem ser instaladas de forma relativamente simples. As barras suportam o peso do utilizador e ajudam-no a movimentar-se de forma segura na casa de banho. Fixas à parede, as barras de apoio podem ser agarradas pelo utilizador para se estabilizar e andar de forma segura na casa de banho.

Também existem barras que fixam à parede através de umas ventosas caso não as queira fixar de forma permanente com parafusos.

Alteadores de sanita

Se tem dificuldades em levantar-se depois de sair da sanita porque ela é demasiado baixa, é possível comprar um alteador de sanita que se põe em cima da sanita normal para lhe dar altura e assim facilitar o sentar e o levantar. Confortáveis e esponjosos, os alteadores de sanita facilitam o levantar e fazem do uso da sanita uma atividade simples e segura.

Com um pouco de imaginação e aconselhamento profissional, o uso da casa de banho por parte de pessoas com mobilidade reduzida pode ser tão fácil como para pessoas sem dificuldades de mobilidade.

Consulte as soluções existentes e torne as suas atividades de vida diária mais agradáveis.