Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Cadeira de rodas elétrica para interior – poderá mudar a sua forma de viver?

cadeira-rodas-eletrica-para-interior
Compartilhe este conteúdo:

Foi há mais de 20 anos, quando eu era uma estudante universitária, que passei pela primeira vez por uma colega que usava uma cadeira de rodas elétrica. Ela estava sempre tão elegante numa cadeira de rodas elétrica para interior, de fácil condução entre as portas da universidade, biblioteca e anfiteatros, que eu pensei para mim mesma “wow! Eu quero ter uma destas!”. Muitos anos depois, fui diagnosticada com uma doença neurológica, e tive de tomar a minha decisão.

Que tipo de cadeira de rodas devo usar? Não poderia escolher uma cadeira manual, por isso tive que optar por uma cadeira de rodas elétrica. Mas que tipo?

Cadeira de rodas elétrica para interior vs exterior

Escolher uma cadeira de rodas é uma decisão de extrema importância para qualquer pessoa com mobilidade reduzida, pois ao fazer a escolha certa vai definitivamente melhorar a qualidade de vida e os resultados a longo prazo.

Sabia que, a primeira produção em massa de cadeiras de rodas elétricas para interior remonta ao período pós guerra civil Americana? Já foi há muito tempo, mas a primeira vez que as cadeiras de rodas elétricas entraram verdadeiramente no mercado em massa remonta aos anos 50. O design das cadeiras de rodas evoluiu imenso desde então, e agora as cadeiras de rodas elétricas são desenvolvidas para interior, exterior ou ambos os ambientes.

Cadeiras de rodas elétricas com tração central

As cadeiras de rodas elétricas com tração central têm três conjuntos de rodas. A cadeira é conduzida pelas rodas centrais, enquanto que existem dois conjuntos de pares de rodas pequenas, umas à frente outras atrás, que dão estabilidade à cadeira. A maior vantagem deste tipo de cadeira de rodas é a facilidade de manobrar porque têm um raio de viragem curto, e por isso ideal para espaços reduzidos. Por outro lado, devido à alta manobrabilidade e dificuldade em estabilizar o peso, este tipo de cadeira é menos estável.

Cadeiras de rodas elétricas de tração frontal e dianteira

As cadeiras de rodas elétricas com tração frontal e traseira têm dois pares de rodas. A cadeira é conduzida pelas rodas motrizes frontais ou traseiras. Os rodízios estão à frente quando a tração é traseira ou atrás quanto a tração é frontal. Este tipo de cadeiras são ideais para uso exterior porque dão estabilidade em relação à tração central, e estão mais preparadas para percorrer longas distâncias. Cadeiras com tração frontal são também melhores para subir passeios e inclinações. O problema é que este tipo de cadeiras, especialmente as de tração traseira são mais difíceis de manobrar. O raio de viragem é maior, o que torna complicado realizar curvas fechadas ou movimentos em espaços estreitos.

Porque é que uma cadeira para uso interior vai de econtro à maioria das suas necessidades

Quando selecionar o tipo de cadeira de rodas, deve determinar as suas necessidades específicas, mas pela minha experiência eu sugiro que opte por uma cadeira de tração central. Porquê? Tenha em consideração a àrea onde vive e os sítios que frequenta habitualmente. Conseguirá entrar e sair de um elevador facilmente? Conseguirá utilizar a casa de banho, mesmo que não esteja adaptada? Conseguirá andar em casa de um quarto para o outro sem problemas? Conseguirá andar entre os corredores do supermercado sem seperturbar a si próprio e aos outros? Estes são fatores que deve ter em consideração para tomar a decisão correta. Estas questões podem ser respondidas de forma mais eficiente, com uma cadeira de tração central, e não se esqueça que esse tipo de cadeira também dá para uso exterior.

Alem disso, existem outras razões para além da manobrabilidade. Dependendo do peso e altura atual, deverá considerar o quão compacta a cadeira deverá ser. Qual a largura, comprimento e peso? Pode encartar? Vai ter necessidade de a desmontar de forma a caber no carro para transportar, ou necessita de conduzir um veículo com uma rampa ou elevador? Conseguirá aproximar-se de mesas sem qualquer dificuldade?

Numa das minhas procuras, encontrei este site (http://www.choosingawheelchair.com) muito útil. Assegure-se de que consulta um profissional, (como por exemplo um terapeuta ocupacional) que o vai ajudar a escolher a cadeira ideal para as suas necessidades. Claro que o custo é um fator que precisa de ter em conta, já que as cadeiras de rodas elétricas podem ser muito caras. E finalmente, experimente, experimente e experimente várias cadeiras antes de decidir!