Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Cadeira de rodas elétrica: quais as opções?

cadeira de rodas elétrica
Compartilhe este conteúdo:

O que é uma cadeira de rodas elétrica?

Uma cadeira de rodas elétrica é um produto de apoio à mobilidade onde o utilizador faz um determinado movimento no comando da cadeira e esta cria movimento pela ação de motores movidos a energia fornecida por baterias. É praticamente igual a uma cadeira manual, mas com um motor e maiores dimensões. Apesar das scooters de mobilidade serem uma excelente opção para exteriores, existem utilizadores que necessitam de uma cadeira também para o interior e por isso uma cadeira de rodas elétrica é frequentemente uma boa solução. É por isso que tendem a ser recomendadas por profissionais de saúde para utilizadores que necessitam de estar permanentemente na posição de sentado.

As cadeiras de rodas elétricas são capazes de funcionar numa variedade de superfícies com boa manobrabilidade devido ao raio de viragem curto que é necessário. Isto faz com que a mobilidade em espaços pequenos como quartos, casas de banho, halls e mesmo elevadores seja possível.

Elas têm 4 ou 6 rodas e não encartam, apesar de alguns modelos terem algumas partes removíveis e encartáveis para ajudar no transporte.

Quais as opções?

Comandos

Apesar dos comandos standard para cadeiras de rodas elétricas serem normalmente em forma de joystick, instalado junto do apoio de braços esquerdo ou direito consoante a capacidade do utilizador, existem várias opções. O joystick pode também ser rebatível para que o utilizador consiga chegar perto de secretárias ou mesas para refeições. O joystick também pode vir numa variedade de formas e tamanhos desde bolas esponjosas a tubos retos, etc.

Para utilizadores sem capacidade de controlo motor fino necessário para o uso do joystick, existem comandos especiais que permitem o controlo da cadeira de rodas elétrica através da cabeça, queixo ou outras partes do corpo, incluindo os pés ou os cotovelos.

Rodas

As rodas de tração são geralmente de 12’’ ou 14’’ e são feitas de borracha. São rodas pneumáticas, mas por vezes as maciças anti-furo também poderão estar disponíveis. Isto reduz o risco de furos, mas vai provavelmente aumentar a vibração e menor absorção do choque do terreno assim como aumenta o peso e por isso deverá considerar o tipo de superfície em que vai utilizar a cadeira de rodas elétrica antes de tomar uma decisão.

Baterias

Como a cadeira de rodas elétrica é muitas vezes usada em pisos exigentes, as baterias precisam de estar à altura.

Assegure-se de que quando for comprar a cadeira de rodas elétrica pergunta sobre a capacidade das baterias para que escolha a melhor opção e de forma a que possam acompanhar a performance da cadeira. Por exemplo, a quilometragem máxima precisa de ter em consideração o peso do utilizador, as tarefas que vai realizar com a cadeira e se vai subir rampas durante o uso diário, assim como o tempo e frequência com que vai utilizar a cadeira.

Pergunta-se sobre como deve fazer a manutenção correta das baterias da cadeira elétrica? Então assista a este curto vídeo que explica a melhor maneira de cuidar das baterias.

Chassis de encartar

Existem opções para ter as mesmas peças encartáveis como numa cadeira de rodas manual. No entanto, o cuidador/ utilizador vai normalmente precisar de remover as baterias e os acessórios de assento antes de encartar, por isso considere a capacidade do cuidador completar esta tarefa de forma segura.

Outras opções

Existe uma vasta variedade de opções especiais incluindo:

– Elevação de assento elétrica

– Heavy Duty (até 160kg)

Assegure-se que quando comprar ou pensar em comprar uma cadeira de rodas elétrica tem aconselhamento de um profissional de saúde. A Invacare dispõe de vários modelos de cadeiras de rodas no showroom para que possam ser feitas avaliação. Por isso, antes de adquirir a cadeira, experimente-a.