Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Quanto tempo duram as baterias das scooters de mobilidade?

Baterias das scooters de mobilidade
Compartilhe este conteúdo:

Quanto tempo duram as baterias das scooters de mobilidade é uma pergunta comum tanto na loja como online.

A resposta não é assim tão linear e depende de muitas variáveis. Neste post vamo-nos focar em alguns dos problemas mais comuns com as baterias das scooters de mobilidade, e vamos dar-lhe algumas dicas para que possa maximizar a sua performance e vida útil.

 

Tipos de baterias

Existem tipicamente dois tipos de baterias para as scooters de mobilidade: Gel e Chumbo. Estes dois tipos de baterias têm as suas vantagens dependendo do tipo de uso, por isso a decisão pode ao início ser complicada, mas existe uma razão muito simples para escolher uma em detrimento da outra.

GEL – Produz mais ciclos e por isso pode durar muito mais. É recomendada para uso regular (diário), e é considerada a melhor bateria para scooters de mobilidade graças à performance incomparável.

CHUMBO (AGM) – Produz menos ciclos e por isso é recomendável para uso ocasional. No entanto, são bastante mais baratas e por isso representam uma boa relação qualidade-preço.

Todas as baterias das scooters de mobilidade têm 12v e tendem a ser montadas em pares, fornecendo 24v de potência. É por isso recomendado que quando muda uma, mude também a outra.

 

Carregamentos

O carregamento das baterias das scooters de mobilidade é um assunto frequente e com opiniões variadas.

No entanto, recomendamos que siga os seguintes conselhos:

  • Carregue após cada viagem, bem como durante a noite
  • Nunca deixe que a bateria fique totalmente descarregada
  • Nos casos em que a scooter não é usada regularmente, deve ser carregada, no mínimo, uma vez por mês
  • Em alternativa, a bateria pode ser deixada a carregar. Não vai sobrecarregar se estiver a usar o carregador correto.

 

Arrumação

Assegure-se de que a scooter está guardada num sítio seco. O sobreaquecimento vai reduzir a eficácia, performance, longevidade e retardar o processo de carregamento. Pela mesma razão, evite temperaturas negativas. Tente guardar a scooter de mobilidade num sítio com uma temperatura ambiente confortável.

Guarde sempre as baterias completamente carregadas enquanto não estiverem a ser usadas.

Resumo

Apesar de maior parte das marcas oferecerem 12 meses de garantia neste tipo de peças, as baterias das scooters de mobilidade devem ter uma vida útil, em média, de 18 meses dependendo do uso. Se usar a scooter uma ou duas vezes por semana, as baterias podem durar até 3 anos, se a usar diariamente e em longas viagens, a vida útil pode durar entre 12 a 18 meses.

Se carregadas e guardadas corretamente, as baterias das scooters de mobilidade, dependendo do tipo, podem oferecer entre 20 a 45km de viagem por carga. É essencial que verifique com o fabricante pois esta informação é específica ao tipo de modelo de scooter.