Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

5 dicas de saúde para utilizadores de cadeira de rodas

dicas saude em cadeira de rodas
Compartilhe este conteúdo:

É justo dizer que grande parte (se não todas) as dicas de saúde listadas neste artigo são aplicáveis a qualquer pessoa que o esteja a ler – e não apenas a utilizadores de cadeira de rodas.

Mas o facto de estar numa cadeira de rodas pode muitas vezes trazer consigo algumas complicações de saúde, e é por isso muito importante que pelo menos tente seguir alguns destes conselhos. Sem mais demoras, aqui estão cinco dicas para melhorar a sua saúde geral enquanto utilizador de cadeira de rodas.

1 – Alongamentos

Escusado será dizer que os alongamentos podem ser altamente benéficos para as articulações, músculos e até membros internos. Como utilizador de cadeira de rodas, está provavelmente a sujeitar o seu corpo a horas e horas sentado na mesma posição – algo que não é muito bom para os órgãos internos. Os alongamentos podem ajudar a aliviar algum stress e tensão acumulada, especialmente se não se conseguir levantar de forma independente.

Alongar pode também ajudar aqueles que propulsam de forma manual a sua própria cadeira de rodas. Tensão constante nos músculos e articulações pode levar a complicações relacionadas com a dor passado uns anos – por isso, lembre-se de alongar diariamente.

2 – Dieta

Nem toda a gente consegue gerir a sua dieta, e com epidemias como o cancro ou a diabetes a aumentar à medida que as gerações passam, é cada vez mais importante ter cuidado com o que ingerimos.

Existem vários planos de alimentação por aí, e não existe uma dieta igual para todos – por isso, é importante que experimente e veja o que resulta melhor consigo, além de estar sempre a par das tendenciais saudáveis. A moderação é a chave, como em tudo.

3 – Evitar úlceras por pressão

As úlceras por pressão podem ser algo muito desagradável e que o pode deixar fora de ação e em sofrimento durante vários meses – ou no pior dos casos, podem por em causa a vida se a infeção se instalar. Uma dica útil para tentar evitar as úlceras por pressão é lembrar-se de alterar a posição sempre que possível. Se não tiver capacidade para se mover na cadeira de rodas, tente procurar ajuda para alterar a posição pelo menos uma vez por hora – para distribuir a pressão por certas áreas do corpo.

Outra boa dica para prevenir úlceras por pressão é a aquisição de uma almofada para a cadeira de rodas, que vai proporcionar conforto e alívio de pressão.

4- Exercício físico

Toda a gente sabe que o exercício é um dos principais pilares quando falamos de estilos de vida saudáveis. O exercício é não só bom para o coração e sistema cardiovascular em geral, mas é também fantástico para a saúde mental e pode ajudar a combater a depressão e a ansiedade. Toda a gente tem diferentes habilidades físicas, mas existe certamente um desporto que se adequa às capacidades de qualquer um.

5- Fluídos

Finalmente, aumentar a ingestão de líquidos também pode ajudar na função cerebral e saúde em geral. Além disso, a mudança de refrigerantes para água também terá um benefício maior para a saúde e pode ajudar na perda de peso.

Completar de forma regular os níveis de líquidos pode ajudar durante os períodos com problemas de saúde. Se estiver a passar por algum vírus ou infeção, garanta que bebe água suficiente para o ajudar no processo de recuperação.

Esperamos que estas dias sejam úteis – mas lembre-se que somos todos diferentes e que nem tudo o que lemos é aplicável a nós próprios. Tem tudo que ver com compreendermos o nosso próprio corpo e com a descoberta do que funciona melhor em casa situação. Boa sorte, e mantenha-se saudável!