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Como selecionar as rodas e os pneus para a cadeira de rodas manual?

Pneus para cadeira de rodas
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Os chassis das cadeiras de rodas manuais são desenvolvidos de forma diferente para irem ao encontro de uma variedade de necessidades, quer seja para uso diário, ocasional ou para atividades de competição desportiva. Uma parte importante do processo de avaliação e prescrição de uma cadeira de rodas é a escolha das melhores rodas e pneus para que a cadeira tenha a melhor performance possível.

Questões e considerações

Onde e como

Uma das questões mais importantes a considerar é onde e como é que a cadeira vai ser usada. No interior? No exterior? Em ambos? Em pisos irregulares? Suaves? Com relva?

Pneus pneumáticos

Está disposto e capaz para fazer a manutenção de um pneu pneumático? As vantagens de um pneu com câmara de ar, ou seja, pneumático, são a leveza e a garantia de mais conforto pela maior absorção do impacto no solo, por oposição pode exigir uma troca ocasional do pneu que pode ser inoportuna. Os pneus com enchimento de ar têm uma ótima performance e exigem manutenção pois requerem uma revisão mensal à pressão do ar. Ser capaz de trocar um pneu vazio a meio de uma atividade diária é uma das exigências. Mas não há problema se decidir que um pneumático dá muito trabalho. É uma escolha pessoal onde não há respostas erradas. No entanto, esta informação vai ser uma parte importante do processo de decisão quando escolher os componentes para personalizar a cadeira de rodas.

Custo

Há que ter em consideração o custo dos pneus bem como a sua substituição. A manutenção e substituição vão depender do uso que é dado à cadeira de rodas.

Peso

O peso vai variar dependendo do material do pneu. Claro que um pneu mais pesado vai adicionar peso à cadeira de rodas e dificultar a propulsão.

Tamanho

O tamanho do pneu pode afetar significativamente a eficiência da propulsão e a performance geral da cadeira de rodas manual. Um pneu mais fino tem uma superfície mais reduzida, o que significa uma aderência menor em superfícies suaves. Um pneu mais largo (tipo montanha) tem uma superfície maior e por conseguinte maior aderência em superfícies mais suaves. No entanto, um pneu mais largo tem ótima performance sobre a relva, superfícies rochosas e irregulares.

Piso

O piso onde vai andar o pneu é importante considerar para a escolha das rodas, pois o desempenho da cadeira vai depender da configuração que escolher em detrimento do tipo de superfícies nas quais vai andar regularmente. Os pneus maciços não têm geralmente muita aderência, o que pode torná-los escorregadios em superfícies molhadas. Outros pneus vão oferecer um design “híbrido” onde existe alguma aderência para oferecer boa performance no interior e exterior. Existem pneus mais rugosos que vão oferecer mais tração para utilizadores ativos.

Design do pneu

Existem quatro tipos de pneus. Vamos apresentar abaixo cada um deles no que toca ao design, aderência, manutenção e performance.

1- Pneumáticos

É um pneu com enchimento de ar, usado geralmente por utilizadores ativos e em desporto. O “tubo” com enchimento de ar oferece uma condução mais leve e almofadada (absorção do choque), com tração melhorada e com aderência em superfícies molhadas. Quanto maior a pressão no interior do pneu, menor a resistência e mais firme a condução. Funcionam muito bem em superfícies lisas e duras são bons em velocidade.

No entanto, os pneumáticos esvaziam se não lhe fizer a manutenção. Isto significa que vai precisar de tomar mais atenção quando passar por superfícies irregulares, vidros ou outros detritos como pregos que podem perfurar o pneu. Deve por isso verificar a pressão dos pneus de 4 em 4 semanas. A pressão dos pneus pode mudar dependendo da zona onde reside (pressão atmosférica/ altitude).

2- Pneumáticos com camada de borracha

O pneu é composto por uma inserção de borracha macia em poliuretano. O poliuretano é curado e cria um núcleo de borracha macio e flexível para que tenha um desempenho mais parecido com um pneu que não fura. Tenha em atenção que esta opção adiciona peso ao pneu.

3- Anti-furo

Este tipo de pneu é especial e bom para interior/ exterior. Ele tem um alto PSI e por isso pouca resistência ao rolamento. Anti-furo significa que é difícil de perfurar, mas pode ficar vazio se passar diretamente num objeto pontiagudo. A vantagem deste pneu é que pode durar entre 18 a 24 meses. Um exemplo seria um pneu “Kevlar” em que as fibras giram de uma maneira específica criando um escudo entre o pneu e o tubo interno, para o tornar resistente a perfurações.

4- Pneus maciços

Estes pneus são de uretano maciço e são totalmente à prova de furos e por isso não precisam de manutenção. Estes pneus não têm a mesma performance que os pneumáticos e por isso menos efetivos em pisos mais irregulares. Estes são pneus mais pesados e são mais adequados para utilizadores que não são capazes ou não querem ter trabalho com a manutenção de um pneu pneumático.

Lembre-se de que o seu terapeuta e fornecedor vão também ser capazes de lhe dar conselhos sobre os pneus, aros motores que melhor vão ao encontro das suas necessidades de mobilidade.

As opções de rodas e pneus podem ser tomadas na maior parte das cadeiras de rodas manuais Invacare. Informe-se em www.invacare.pt.