Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Os melhores filmes que abordam as limitações físicas

Compartilhe este conteúdo:

Hoje, 5 de novembro de 2019, celebra-se o Dia Mundial do Cinema. Dessa forma, decidimos destacar os melhores filmes que abordam as limitações físicas, de uma forma bem realista e sem tabus. Os filmes que vemos no grande ecrã, devem retratar de forma fiel toda a sociedade, por forma a melhorar a integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas portadoras de deficiência. É essa maneira de pensar que apoiamos e que desejamos continuar a ver implementada.
Desta forma, deixamos alguns exemplos de filmes que retratam esta filosofia, principalmente usando cadeiras de rodas, que sendo elétricas ou manuais, são a forma mais comum de retratar as limitações físicas das pessoas:

Viver Depois de Ti ( Me Before You)

Os melhores filmes que abordam as limitações físicas

Título original: Me Before You
De: Thea Sharrock
Com: Emilia Clarke, Sam Claflin, Janet McTeer
Género: Drama
Classificação: M/12
Resumo: Lou é uma rapariga alegre e inocente que nunca saiu da pequena cidade onde nasceu. Um dia, de modo a ajudar nas contas familiares, aceita emprego como assistente domiciliária de Will Traynor, filho único de uma família abastada que, devido a um grave acidente de mota alguns anos antes, ficou tetraplégico. Confinado a uma cadeira de rodas, Will, que até aí tinha sido um amante de aventura, foi perdendo o gosto pela vida, tornando-se deprimido, fechado em si mesmo e cínico na forma como vê tudo em seu redor. Apesar de inicialmente difícil, a relação entre ambos vai-se tornando cada vez mais estreita e a alegria contagiante dela vai revelar-se um antídoto contra a depressão de Will, dando-lhe uma nova motivação para acordar a cada dia…

Veja aqui o trailer!

A Teoria de Tudo ( The Theory of Everything)

Os melhores filmes que abordam as limitações físicas

Título original: The Theory of Everything
De: James Marsh
Com: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior
Género: Drama, Romance
Classificação: M/12
Resumo: Nascido em Oxford (Reino Unido), a 8 de Janeiro de 1942, Stephen William Hawking é considerado um dos mais importantes astrofísicos de todos os tempos. Em 1963, enquanto estudante de Física na conceituada Universidade de Oxford, Stephen está decidido a encontrar uma “simples, eloquente explicação” para o Universo. Nesta época, já depois de conhecer Jane Wilde, uma jovem estudante de Artes por quem se apaixona, é-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, uma doença incurável e degenerativa que leva à perda permanente de movimento muscular. Os médicos não lhe dão mais de dois anos de esperança de vida. Com capacidades físicas a cada dia mais limitadas, casa com Jane, com quem vem a ter três filhos. Com a ajuda dela, supera os maiores obstáculos, sem nunca perder a vontade de viver nem a sua extraordinária capacidade de se assombrar com o Universo. Depois de três décadas de vida em comum, a relação do casal termina e cada um segue o seu caminho…

Veja aqui o trailer!

Amigos Improváveis ( The Intouchables )

Os melhores filmes que abordam as limitações físicas

Título original: Intouchables
De: Olivier Nakache, Eric Toledano
Com: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny
Género: Drama, Comédia
Classificação: M/12
Resumo: Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém que o apoie nas suas rotinas diárias. É então que conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão. Driss é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função, porém Philippe, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Assim, com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum que ninguém julgaria possíveis, nascendo entre eles uma amizade que, apesar de improvável, se tornará mais profunda a cada dia.

 

Veja aqui o trailer!

Amizades Improváveis ( The Fundamentals of Caring )

Os melhores filmes que abordam as limitações físicas

Título original: The Fundamentals of Caring
De: Rob Burnett
Com: Craig Roberts, Paul Rudd, Selena Gomez
Género: Drama, Comedia dramática
Classificação: M/13
Resumo: Ben é um escritor que decide tornar-se cuidador após sofrer uma tragédia pessoal. O seu primeiro cliente, Trevor, sofre de distrofia muscular; o jovem de 18 anos apesar da sua condição tem uma boca bem afiada, quanto aos cuidados, que receberá do Ben. Juntos, eles embarcam numa viagem por todos os lugares com os quais Trevor ficou obcecado, ao assistir aos noticiários de TV, incluindo seu Santo Graal: o buraco mais profundo do mundo. No caminho, eles conhecem a jovem Dot e também uma futura mãe, Peaches, que embarcam na aventura da dupla. Aventurando-se pela primeira vez além das fronteiras do seu mundo milimetricamente calculado, eles descobrem o que é ter esperança e amigos de verdade.

 

Veja aqui o trailer!

 

Estes filmes, são alguns exemplos que mostram as barreiras e dificuldades que surgem a vários utilizadores de cadeiras de rodas. Por outro lado, às diferentes dificuldades está sempre associada uma capacidade de superação, que faz parte de muitas destas pessoas.
É importante que o cinema continue a trazer exemplos positivos destes, de forma a promover a inclusão de todas as pessoas numa sociedade mais homogénea e coesa.

Conheça aqui quais os principais influencers do nosso país que usam cadeiras de rodas!