Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Camas articuladas : que funções oferecem e para que servem?

As camas articuladas mais conhecidas por camas hospitalares recebem esse nome devido ao ambiente tradicional de hospital em que mais eram utilizadas Hoje em dia não é bem assim...
Compartilhe este conteúdo:

As camas articuladas, mais conhecidas por camas hospitalares, recebem esse nome devido ao ambiente tradicional de hospital em que mais eram utilizadas. Hoje em dia não é bem assim…

À medida que a população está envelhecendo cada vez mais e a filosofia da assistência médica mudou, para se concentrar em apoiar pessoas com necessidades muito complexas a permanecerem em casa, o uso de camas articuladas tornou-se significativamente mais comum no domicílio, em lares e em outros locais da comunidade.

As camas articuladas ou camas hospitalares, são dispositivos médicos mecânicos, que requerem eletricidade para acionar as funções principais de elevação e articulação do estrado, através de um comando.

Que funções oferecem?

As camas articuladas possuem várias funções de articulação do estrado, que geralmente incluem inclinação do encosto, dobra dos joelhos, elevação de pés, ajuste em altura da cama ou inclinação (Anti-Trendelenburg/Trendelenburg). Estas funções dependem do modelo da cama. Cada função foi projetada para oferecer apoio ao paciente e ao cuidador, em conjunto com os outros recursos disponíveis.

Ajuste da altura do estrado

Permite que o utilizador e / ou o cuidador ajuste a altura da cama usando o comando.

Esse é um elemento importante das camas articuladas, pois permite ao utilizador maximizar a sua autonomia e independência durante as transferências de ou para a cama e/ou permite ainda que os cuidadores ajustem a cama em função da estatura deles para manter uma boa postura durante a prestação de cuidados, evitando desta forma as habituais lesões nas costas.

Por exemplo, para manter / maximizar a independência, um utilizador de estatura baixa pode ajustar a cama até um nível mais baixo desta forma fica facilitado o sentar no centro da cama para um posicionamento inicial mais adequado e para um deitar mais confortável e seguro.

Da mesma forma, os cuidadores podem fazer ajustes da altura do estrado com base na estatura deles e na tarefa que vão realizar. Por exemplo podem precisar de baixar a altura do estrado para adaptar da melhor forma a cama ao uso do elevador de transferência que estão a usar para a transferência do paciente.

Inclinação do encosto

A inclinação do encosto de uma cama articulada é usada, como seria de esperar, para ajudar o utilizador a apoiar as costas quando passa de uma posição deitada para uma posição sentada no leito. Isto, com o mínimo ou nenhum esforço.

A passagem da posição deitada para a posição sentada, no leito, traz vários benefícios, incluindo a realização de atividades como ler e ver televisão. Mas ajuda também a minimizar problemas de saúde e a aumentar o conforto e o bem-estar do paciente. Por exemplo, com o tronco inclinado o paciente terá mais facilidade em respirar, poderá alimentar-se ou beber com riscos reduzidos de aspiração (existem vários estudos que provam que ficar posicionado a 30 graus reduz a taxa de pneumonia, bem como minimiza o aparecimento de úlceras por pressão).

Com a função elétrica de inclinação de encosto o paciente terá muito mais facilidade em reposicionar-se na cama de uma forma independente. Não esquecendo de salientar que um dos inconvenientes da inclinação de encosto é que à medida que sobe, pode empurrar o paciente para a parte inferior da cama e poderá assim provocar lesões nos tecidos, principalmente na zona dos calcâneos. Para evitar tal situação é importante que antes de inclinar o encosto seja ativada a dobra dos joelhos, da qual vamos falar de seguida…

Dobra dos joelhos

Esta função permite que o ângulo da coxa seja aumentado para maior conforto e alívio das pressões. A função de dobra dos joelhos deve ser ativada antes que seja ativada a função de inclinação do encosto. O aumento do ângulo impede que o utilizador seja “empurrado” para o fundo da cama minimizando a necessidade de cuidados redobrados por parte dos cuidadores no reposicionamento do paciente e no controlo de aparecimento de úlceras por pressão ou deslizamento.

Elevação dos pés

Esta função oferece a possibilidade de elevar os membros inferiores e está disponível na maior parte das camas, de forma manual. Algumas camas possuem esta função elétrica. A elevação dos pés vai facilitar a irrigação sanguínea e aliviar e/ou evitar edemas nas pernas. Ter os pés na posição mais elevada também poderá aliviar a pressão nos calcâneos.

Função de Anti-Trendelenburg ou  Trendelenburg

Esta é a capacidade de inclinar toda a cama para que os pés fiquem menos ou mais elevados que o nível do coração ou da cabeça.

O Anti-trendelenburg que é a função mais utilizada em contexto de domicílio ou lar, serve para que exista uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é elevada e os membros inferiores rebaixados. Com esta função ativada o paciente adota uma posição sentada favorecida. Evitando-se desta forma a necessidade de transferir o paciente da cama para um cadeirão/poltrona.

O trendelenburg é ativado (sempre sob supervisão de profissional de saúde) para que haja uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os membros inferiores são elevados. Esta função é mais utilizada em ambientes hospitalares. Por exemplo, a posição de trendelenburg é adequada para a realização de algumas cirurgias/ intervenções principalmente na zona abdominal, pélvica ou nas pernas. Esta posição garante uma adequada drenagem venosa no local a ser intervencionado e melhora as condições cirúrgicas. O nível do local a ser operado deve estar abaixo do nível cardíaco.

 

As camas articuladas ou camas hospitalares, juntamente com a grande variedade de opções, desde guardas laterais completas até pendurais, permitem atender às necessidades de saúde e bem-estar dos utilizadores e prestadores de cuidados, ao mesmo tempo em que aumentam a independência. Para complemento, não se esqueça de escolher da melhor forma o colchão ortopédico, em função da situação de cada utilizador.