Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Maravilhas da tecnologia: Segredos das cadeiras de rodas leves

Cadeira de rodas manual Küschall K-series 2.0
Compartilhe este conteúdo:

O final do século XX e início do XXI trouxeram-nos muitas maravilhas tecnológicas. Claro que, a dita tecnologia costuma demorar bastante tempo até chegar às nossas mãos mas, no final de contas, acaba por enriquecer e melhorar o nosso dia-a-dia. É por isso, entre outras coisas, que podemos ter cadeiras de rodas fabricadas com materiais aeroespaciais.

O que são materiais aeroespaciais?

São materiais – frequentemente ligas de metal feitas de alumínio e titânio, mas também podem ser materiais compósito como a mais conhecida fibra de carbono – que foram primeiramente desenvolvidos para utilização aeroespacial ou que são provenientes dessa indústria.

O seu uso aeroespacial, normalmente requer uma grande performance, força e resistência ao calor, enquanto que outras matérias são escolhidas pela sua fiabilidade a longo prazo, particularmente pela sua resistência à fadiga.

Performance, força, resistência e fiabilidade. Soa-lhe familiar? Porventura fazem-no lembrar de um conjunto de qualidades desejadas numa cadeira de rodas? Fazem sim!

E não se esqueça, que é por isso que as cadeiras de rodas leves, são tão leves.

Características das cadeiras de rodas leves

Quando falamos de leveza, performance, força, resistência e fiabilidade, não nos devemos referir somente a qualidades das cadeiras de rodas leves.  Todas estas qualidades são características que podem, e provavelmente irão, melhorar bastante a sua qualidade de vida, trazendo mudanças positivas ao seu estilo de vida.

As cadeiras de rodas leves são mais fáceis de empurrar ou propulsionar, o que significa que será capaz de chegar a mais locais, independentemente do terreno ou da distância. Um manuseamento mais fácil irá revelar-se mais benéfico para a sua saúde, aliviando o stress do uso diário, o qual pode causar lesões.

Sendo fabricadas com materiais aeroespaciais duráveis, significa não só que a sua cadeira de rodas foi feita para durar, como também para aguentar o seu estilo de vida, por mais ativo que ele seja.

Também convém não esquecer que as cadeiras de rodas leves, serão obviamente mais fáceis de armazenar ou transportar, especialmente se forem encartáveis.

O Futuro

Até agora, falamos sobre alta tecnologia que quase parece vinda do futuro. A partir de agora, vamos ver o que o futuro real nos reserva em relação a cadeiras de rodas ativas.

A Küschall K-Series 2.0 é uma das cadeiras de rodas mais leves do mundo. Com um peso de apenas 7.8 Kg, este é um veículo de chassis revolucionário, feito através de um processo de hidroformação, que permite moldar metal em formas complexas e aumentar a sua grossura, de forma a otimizar o rácio entre peso, resistência e rigidez. Ao usar a tecnologia de hidroformação, os chassis Küschall 2.0 não são apenas mais fortes, mas também com uma propulsão mais fácil. O peso baixo ajuda a prevenir fadiga no braço e também lesões comuns em utilizadores de cadeiras de rodas. Para além disso, o módulo de assento modular e versátil, pode ser facilmente modificado, de forma independente do chassis, de forma a adaptar-se ao utilizador, qualquer que seja o seu estilo de vida.

Se quer ter hoje, uma peça do futuro, deve consultar a Küschall Champion 2.0, uma cadeira de rodas híbrida e única, que oferece performance de condução de um chassis rígido, com a conveniência de um produto encartável – pode ser transportada numa mochila e pesa bem menos de 10 kg.

A escolha

Com as discretas características de alta tecnologia, que são apelativas para qualquer pessoa, as cadeiras de rodas leves podem mesmo ser uma boa opção para todas as suas necessidades de mobilidade, mas podem também ser uma alternativa ocasional e pontual que o ajuda a manter-se ativo ao longo dos anos. A escolha é sua.