Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Como escolher as melhores Barras de Apoio para si?

Compartilhe este conteúdo:

Mais do que parece, de alguma forma, esta é a melhor maneira de começar esta pequena viagem pelo mundo das barras de apoio. De facto, poucas coisas parecem tão simples e ainda assim conseguem proporcionar um leque tão amplo de opções que podem oferecer novos níveis de qualidade de vida.

Como sempre, iremos começar pelo princípio.

O que são Barras de Apoio?

As barras de apoio são ajudas de segurança desenhadas e concebidas, e essa é uma palavra importante a lembrar aqui, para fazer bastantes coisas. Por exemplo, as barras de apoio podem ajudar ou permitir a uma pessoa manter o equilíbrio, diminuir a fadiga, oferecendo apoio enquanto está em pé, ou manter algum do seu peso enquanto se está a movimentar. As barras de apoio também podem ajudar as pessoas a evitar ferimentos, ao serem algo a que se agarram, em caso de escorregamento ou queda.

Falando de escorregões e quedas, de acordo com um relatório (Nonfatal Bathroom Injuries Among Persons Envelheed ≥15 Years, Morbidity and Mortality Weekly Report, 2011) do Center for Disease Control (CDC), mais de 230.000 ferimentos em casas de banho entre pessoas com mais de 15 anos de idade são tratados nas emergências dos hospitais, todos os anos. Estas lesões ocorrem mais frequentemente dentro ou em redor de uma banheira ou chuveiro, e o número de lesões aumenta com a idade, especialmente devido a acidentes em que uma pessoa escorrega e cai dentro de uma casa de banho.

O estudo conclui que “Ferimentos podem ser reduzidos através de modificações ambientais, tais como, colocar tapetes antiderrapantes na banheira ou no chuveiro, colocação de barras de apoio dentro e fora da banheira ou chuveiro, para reduzir quedas, e ao lado do vaso sanitário para apoio extra, se necessário.”

Isto leva-nos ao próximo ponto, neste caso, questão.

Para quem são as Barras de Apoio?

Apesar de as barras de apoio serem associadas de forma comum a pessoas mais idosas e a pessoas com mobilidade reduzida, elas podem, claro, ser usadas por todas as pessoas. Por exemplo, um cuidador pode usar uma barra de apoio, também, para assistir um paciente de um sítio para outro. Um trabalhador pode também usar barras de apoio para se agarrar à medida que sobe. Por isso, sim, elas não são apenas uma ajuda para indivíduos fisicamente debilitados. No entanto, elas destacam-se sim como equipamento de segurança especialmente para idosos e pessoas debilitadas, especialmente em casas de banho.

Antes de falarmos sobre as melhores práticas de instalação, este é provavelmente o momento mais oportuno para mencionar os vários tipos de barras de apoio e discutir os seus prós e contras.

Que tipo de Barras de Apoio devo comprar?

Enquanto elas podem ser categorizadas pelas suas posições e formas (por exemplo: horizontal, vertical, angular, formato L, formato U), uma das formas mais comuns de se diferenciar as barras de apoio é pela forma como são montadas na parede (ou em qualquer superfície) – ventosas ou fixas.

A utilização de ventosas para encaixar barras de apoio permite uma instalação mais fácil e rápida, eliminando provavelmente a necessidade de contratar um profissional. E como as ventosas são portáteis, elas podem viajar consigo, seja numa visita curta a familiares ou amigos, ou numas férias prolongadas. Talvez o seu hotel não seja suficientemente acessível e assim pode levar consigo alguma dessa acessibilidade!

Além disso, ser capaz de reposicionar as barras de apoio com ventosas é muito conveniente se estiver inseguro sobre o sítio certo para instalar as barras fixas. Pode experimentar com as ventosas durante uns dias e assim que o melhor sítio para as barras fixas seja decidido, instala sabendo que fez exatamente a escolha certa.

Dito tudo isto, e embora as barras de apoio com ventosas agora tenham muitas características avançadas, como indicadores de segurança que informam se a fixação é suficientemente segura, estas têm as suas limitações. Elas só podem ser colocadas em superficies planas e não porosas, portanto uma parede com azulejos pequenos ou com tinta lisa não seriam adequadas. Além disso, não aguentam tanto peso como as barras de agarrar fixas, e podem soltar-se com o tempo, o que significa voltar a montá-las.

Isto leva-nos ao próximo ponto.

Onde instalar Barras de Apoio fixas?

Como mencionado anteriormente, barras de apoio dentro ou ao redor de chuveiros e banheiras conseguem ajudá-lo a tomar banho de forma segura, e barras de apoio ao lado do vaso sanitário pode ajudá-lo a fazer tudo privada e confortavelmente. Mas as barras de apoio podem também ser instaladas em qualquer outro sítio para garantir apoio e segurança. Contudo, algo para manter em mente – apesar das barras de apoio serem obras-primas de engenharia, todo o seu engenho de alta tecnologia será inútil se não forem instaladas corretamente. As barras de apoio de aço inoxidável não aguentarão o seu peso se as instalar sobre uma parede seca. Consulte sempre profissionais ao instalar barras de apoio fixas.

Concluindo, só podemos repetir que existe muito mais acerca das barras de apoio, do que é visível. Elas são facilmente acessíveis e de ajuda simples, e ainda assim, podem elevar a sua segurança.

Conheça aqui toda a nossa gama de barras de apoio!