Passionate People

Estilos de vida, recursos e conteúdo


para pessoas com mobilidade reduzida

Ajudas de banho para pessoas com mobilidade reduzida

ajudas-banho-mobilidade-reduzida

Quando a atividade do banho requer a compra de produtos de apoio pode parecer estar perante uma dificuldade sem resoluções simples. Existem múltiplas soluções para escolher, que podem ir de encontro às suas necessidades que nem sempre são fáceis de identificar através de um site ou um catálogo.

Ajudas de banho para situações temporárias

Para as pessoas com mobilidade reduzida cuja a situação é transitória e ou de curto prazo, as soluções temporárias de banho são a melhor opção. Elas podem ser aplicadas e depois retiradas quando já não necessitar delas. Vai necessitar de colocar uma barra de apoio com ventosas por exemplo, de fácil de remoção, que lhe dê segurança quando entrar ou sair da banheira ou do polibã. Também poderá necessitar de sentar enquanto toma banho. Se preferir utilizar a banheira, uma prancha é a melhor opção, e para o duche o melhor é um banco com ou sem encosto ou um assento rebatível de parede. Felizmente estas soluções estão disponíveis a preços bastante razoáveis, podem ser facilmente guardadas e não causam grandes danos na estrutura da sua casa.

Adaptar uma casa de banho

Se a sua falta de mobilidade for de longa duração poderá necessitar de soluções permanentes. Claro que nem toda a gente pode fazer alterações em casa, e as soluções apresentadas em cima podem servir as suas necessidades, mas se está a planear adaptar a sua casa existem alguns elementos que deve considerar. Existe um leque de soluções e adaptações variadas disponíveis. O mais importante é encontrar uma empresa que esteja na área e saiba tornar  casas de banho acessíveis. A melhor solução para encontrar essa empresa é contactar grupos de pessoas da zona que também tenham mobilidade reduzida, instituições e obter recomendações. Juntamente com as informações do construtor, é importante que tenha a opinião de um profissional como um Terapeuta Ocupacional. Não se esqueça de que é a sua casa de banho, por isso a última palavra é a sua. Também não se preocupe em ficar com uma casa de banho com uma decoração menos agradável. Antigamente as casas de banho adaptadas eram pouco atrativas, mas agora podem ser tão bonitas como as que aparecem nas revistas de design.

Produtos de apoio para a banheira

No que toca ao adaptar a casa de banho à reduzida mobilidade de um utilizador, existem duas opções chave: um polibã ou uma banheira. Muitos entendidos aconselham um polibã, mas a banheira pode ser a solução mais indicada se tiver dor crónica ou espasmos, já que essas soluções ajudam a atenuar os sintomas graças a um banho de água morna, ou se sentir que pode escorregar do assento no duche. A melhor banheira para adaptar é uma com pegas laterais, com as torneiras num lado aplicadas fora da banheira. Isto facilita o acesso do utilizador às torneiras e as transferências para dentro e fora da mesma. Se optar por adaptar a casa de banho com uma banheira, poderá ser útil haver uma área para sentar no lado oposto das torneiras. Poderá ainda adaptar a banheira com um elevador de banheira que funciona através de bateria que o ajudará a transferir-se para a banheira e imergir dentro de água com a simples utilização de um comando muito intuitivo.

Produtos de apoio para o polibã

Muitas pessoas com mobilidade reduzida optam pelo polibã para tomar banho e para além de muito funcionais podem ser polibãs com design muito moderno. Se usa uma cadeira de rodas ou se tem dificuldades em levantar os pés, o polibã não deverá ter rebordo. Pode usar um banco ou uma cadeira de duche, o que for mais adequado se tiver ploblemas em sentar-se, ou um assento rebatível fixo à parede. Pode optar ainda por criar uma zona ampla apenas com um chuveiro e com ralo no chão ou instalar uns paineis de vidro que abrem de uma forma fácil para não limitar o acesso ao duche. Ambas as soluções podem se tornar espaços muito agradáveis. Em qualquer das opções que escolha, vai necessitar de instalar barras de apoio para garantir que se consegue transferir facilmente e/ou manter-se de pé enquanto toma banho.

Encontrar uma forma de fazer a sua higiene diária que vá de encontro às suas necessidades e gostos é uma das melhores formas para ganhar independência e liberdade. Para encontrar a maior parte das ajudas para o banho mencionadas neste artigo, visite o site da Invacare. Boa sorte!