Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Como uma cadeira de rodas mudou a vida de Jean Pierre

cadeira de rodas
Compartilhe este conteúdo:

Uma cadeira de rodas melhorou a vida de uma reparador e tornou possível ele sustentar a sua família novamente.

Tudo começou há 13 anos atrás. Lentamente, Jean Pierre começou a desenvolver paralesia em ambas as pernas e apesar dos tratamentos que foi recebendo, as suas pernas continuaram a enfraquecer.
Com 45 anos, Jean Pierre já não conseguia se manter em pé ou andar e usar as suas mãos para o ajudarem a se mover de local para local.

Uma casa no cimo da montanha

A viver na zona rural de Ruanda, em África, Jean não podia ficar mais com a sua família. A esposa, Therese e os quatro filhos adolescentes: Jeannette (19), as gêmeas Francine e Sylvie (16) e Olivier (13) vivem numa casa localizada numa montanha no interior do país, onde a estrada mais próxima é pelo menos a 400 metros de distância.
Com a sua casa a ser de dificíl acesso para qualquer pessoa e com a perda de mobilidade, este teve que se mudar para mais perto da cidade onde vivia sozinho para ganhar a vida.

Jean Pierre ganhava a vida a arranjar aparelhos eletrónicos tais como telemóveis, rádios e relógios. Autodidata, ficou conhecido pela sua inteligência, sabedoria e determinação.
Sem cadeira de rodas, o seu negócio limitava-se aos clientes próximos do seu quarto alugado. “Eu trabalhava a partir de casa, onde os clientes eram poucos”, recordou ele. “Não conseguia ganhar nem sequer 85 cêntimos  por dia, pelo que era difícil conseguir sequer uma refeição para a minha família”.

Ruanda, tem uma população total de mais de 12 milhões, há pelo menos 450.000 pessoas com deficiência e metade deles está desempregada.

Uma nova vida com uma cadeira de rodas

No início deste ano, o Jean Pierre recebeu uma nova cadeira de rodas da Free Wheelchair Mission, uma organização humanitária sem fins lucrativos que fabrica cadeiras de rodas gratuitamente para pessoas com deficiência que vivem em partes do mundo com poucos recursos.

“Agora, com esta nova cadeira de rodas doada, posso ir ao centro comercial, onde encontro mais clientes do que antes”, relatou Jean Pierre. “Assim, consigo ganhar cerca de 1,27€ por dia e posso alimentar e comprar roupa para a minha família. Além disso, a cadeira de rodas teve impacto na minha vida social e psicológica porque posso visitar os meus amigos e passear ao ar livre com facilidade.”

Com a sua nova cadeira de rodas, Jean Pierre pode voltar para casa e visitar a sua família. Os pneus da sua cadeira de rodas permitem que ele atravesse com mais facilidade o caminho de terra de 400 metros entre a estrada principal e a porta da sua casa.

Invacare e a Free Wheelchair Mission

Desde 2001, a Free Wheelchair Mission distribuiu 1,3 milhões de cadeiras de rodas nos países em desenvolvimento. Para atingir este objetivo, associaram-se à Invacare Europa num projeto chamado Together, for mobility (Juntos, para mobilidade). Como parte do projeto, a Invacare Europa está a ajudar a Free Wheelchair Mission através da sensibilização, geração de donativos, e partilha de conhecimento e experiência sobre o desenvolvimento dos produtos.

A Invacare Europa trabalha com a Free Wheelchair Mission para fornecer cadeiras de rodas gratuitas a milhares de outras pessoas como o Jean Pierre. Para mais informações sobre o projeto, por favor leia o comunicado de imprensa aqui.