Passionate People

Estilos de vida, recursos e conteúdo


para pessoas com mobilidade reduzida

Tipos de encostos para cadeiras de rodas manuais

encostos-cadeiras-rodas

Os encostos das cadeiras de rodas vêm-nos à mente quando estamos apressados, a tentar guardar a cadeira no carro para a próxima aventura. Mas nunca pensamos neles noutras circunstâncias. Por isso, pode ser fácil negligenciar o tópico da escolha do encosto certo e que mais se adequa ao seu estilo de vida.

O fator decisivo deve ser como e quando usa a cadeira. Pense no seu dia-a-dia, que tipo de veículo tem e se necessita de assistência para transportar a cadeira. Consulte o seu terapeuta e discuta estes fatores, bem como o tipo de suporte que necessita para o tronco e qual a compatibilidade de um determinado tipo de encosto para a sua cadeira de rodas.

Tipos de encostos

Rebatíveis: Encostos rebatíveis fazem exatamente o que diz a palavra. Eles rebatem, o que os torna fáceis de guardar e transportar. Se viaja muito, encostos rebatíveis podem ser uma boa opção. Eles são também ideais para pessoas que têm veículos pequenos. Outro ponto a favor é que desde que os encostos rebatíveis são flexíveis, eles oferecem ajuste em ângulo para os que necessitam.

Fixos: Encostos fixos não são rebatíveis nem ajustáveis. O utilizador e o terapeuta têm de decidir o melhor ângulo de encosto antes da cadeira ser construída. Mas os encostos fixos geralmente pesam menos. Menos peso torna a cadeira mais fácil de transportar. Algumas pessoas também gostam da facilidade de apenas colocar a cadeira na mala do carro sem ter de se preocupar com ter de encartar ou desencartar.

Com Punhos: Os punhos são umas peças de metal dobrado no topo do encosto que são geralmente cobertas por um material aderente de borracha ou plástico. Ao eliminar os punhos vai reduzir o peso da cadeira de rodas. Eles podem também dar uma maior liberdade para mover o tronco e reduzir o risco de ficar com a cadeira presa por exemplo em roupas nas lojas. No entanto, os punhos têm o benefício de permitir que o acompanhante possa facilmente empurrar a cadeira caso necessite de ajuda nas curvas ou em pisos irregulares.

Eu quero mudar o encosto da minha cadeira de rodas. E agora?

Escolher o encosto correto é um grande fator no conforto e no quão facilmente consegue viajar. Estude todos os fatores e faça a sua escolha baseada no que melhor se enquadra no seu estilo de vida. Envolva o seu terapeuta para assegurar que as medidas corretas são tiradas antes de fazer qualquer alteração na cadeira. Depois contacte o seu revendedor e comece a melhorar a sua mobilidade!