Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Porque é que é tão importante ter uma cadeira de rodas confortável?

cadeira-de-rodas-confortável
Compartilhe este conteúdo:

Às vezes usamos a palavra conforto para algo luxuoso. Pensamos em conforto como algo desejável, mas opcional. Mas quando se trata da sua cadeira de rodas, o conforto é mais uma necessidade. Uma cadeira de rodas confortável é algo que vai gostar de usar. Vai encorajá-lo a ser mais ativo, e vai manter o corpo posicionado de maneira saudável.

Posicionamento confortável na cadeira de rodas

Vamos começar por falar sobre posicionamento confortável. Quando tira as medidas para uma cadeira, é importante que todas as medidas fiquem bem tiradas.

A largura do assento é muito importante. Se o assento da cadeira é muito estreito, ela vai criar pontos de pressão na anca e vai pressionar nas laterais da cadeira. Isso comprime a pele e pode levar ao desenvolvimento de úlceras por pressão. Torna ainda as transferências mais difíceis pois fica complicado entrar e sair da cadeira.

Se o assento da cadeira de rodas for muito largo, vai estar instável e com espaço para rodar ou deslizar a anca e ficar com uma má postura. A má postura pode levar a dores nas costas, úlceras por pressão e compressão dos pulmões e órgãos internos. O assento de uma cadeira de rodas confortável deve ter praticamente a mesma largura que o utilizador, com apenas algum espaço para roupas, crescimento e acesso ao cinto pélvico.

A profundidade do assento é também importante. Se o assento for muito pequeno, as coxas e os joelhos vão ficar sem suporte. Se for muito grande, as costas não vão conseguir chegar ao encosto e a coluna vai ficar sem suporte. Uma profundidade de assento confortável suporta os joelhos bem como as costas, mantendo o utilizador com uma boa postura.

Um patim bem ajustado também faz a diferença. O pé do utilizador deve estar estável no patim. Se o patim cair, os pés podem ficar magoados ao passar por objetos ou mesmo nas rodas da cadeira. E um patim que esteja na altura errada pode fazer os pés oscilar ou os joelhos levantarem-se e balançar. Qualquer uma destas posições podem ser desconfortáveis ou podem causar pressão nas articulações.

Uma cadeira de rodas confortável estimula a atividade

Se a cadeira de rodas for bem ajustada ao utilizador, e se ele se sentir confortável ao usá-la, vai ser mais ativo. Alguém que tenha uma cadeira mal ajustada pode-se cansar mais rapidamente ao usá-la. É mais difícil propulsionar uma cadeira mal ajustada porque o corpo do utilizador não está bem posicionado. Quanto mais confortável for a cadeira de rodas, mais facilmente a conseguirá manobrar com facilidade.

Uma cadeira de rodas confortável deverá ter uma boa almofada e encosto de posicionamento, o que também leva a mais atividade. Se o utilizador desenvolver úlceras por pressão no sacro, é provável que tenha que ficar na cama até curar. Pode levar semanas ou até meses para que uma úlcera por pressão cure. Durante esse tempo, o utilizador terá a atividade limitada o que é prejudicial para a sua saúde.

Quando a cadeira de rodas é confortável vai sentir-se mais motivado para sair com ela. Pode ir às compras, fazer desporto, trabalhar ou visitar os amigos sempre que quiser. E manter-se assim ativo é bom tanto para a saúde física como mental.

Como pode ver, assegure-se de que tem uma cadeira de rodas que é mais do que uma preferência e um luxo. A cadeira de rodas é uma extensão do corpo do utilizador. Tem que se certificar de que vai ao encontro das suas necessidades e que não faz nada que possa ir contra a saúde do utilizador de forma direta ou indireta. Uma cadeira bem ajustada é a chave. Por isso é importante que quando faz a seleção da cadeira de rodas, tenha consciência das escolhas para que a escolha seja a melhor e a mais confortável.

 

Author:  Annie Beth Donahue is a professional writer with a health and disability focus. You can find her at www.anniebethdonahue.com