Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Impacto das scooters de mobilidade nas atividades diárias

scooters de mobilidade
Compartilhe este conteúdo:

Muitas pessoas desejam manter um estilo de vida ativo, mas podem enfrentar problemas, dor ou fadiga quando andam no exterior.

A dificuldade em andar certas distâncias entre espaços públicos, casa ou transportes pode levar à perda da independência e dificuldade em se envolver nas atividades habituais. Aqueles que deixaram de conduzir podem às vezes experienciar novas dificuldades ao deslocarem-se aos locais que querem, o que pode levar a mudanças de estilo não desejadas.

As scooters de mobilidade podem aumentar as oportunidades e independência ao proporcionar um meio alternativo de acesso às atividades da vida diária, tempos livres e socialização.

Manter a independência diária

Mesmo com a tecnologia moderna, existem muitas atividades que requerem a saída de casa. Ter acesso a determinada informação e gerir assuntos pessoais como finanças, é uma tarefa feita muitas vezes cara a cara, particularmente para aqueles que têm outros problemas de comunicação.

Os compromissos podem ser simplificados ao ser capaz de os fazer de forma independente, em vez de estar dependente da família ou de serviços de transporte complexos. Ter a liberdade e controlo sobre atividades regulares como ir ao shopping, não só aumenta o controlo sobre a sua rotina, mas também a escolha de lojas e serviços é geralmente melhor do que o disponível online ou por telefone.

As scooters de mobilidade podem ser usadas para aceder a vários locais para manter um alto nível de escolha, controlo e conveniência nas atividades diárias.

Manter um estilo de vida ativo

Ser capaz de manter uma vida social independente é também importante para a saúde, bem-estar e relacionamentos. Ter o controlo nas visitas à família, participar em eventos especiais ou conhecer novas pessoas pode reforçar as nossas relações e a nossa integração na comunidade local.

Ter acesso a atividades de lazer quando e onde quer é importante para manter os interesses pessoais, ou para descobrir novas atividades já que os nossos interesses e capacidades mudam. Mesmo o ser capaz de ver novos sítios ao longo do ano proporciona um estímulo valioso, em adição aos benefícios de saúde como a luz natural, o ar fresco e a atividade física.

As scooters de mobilidade podem melhorar o acesso a locais, pessoas e atividades que são mais importantes para mantermos uma boa qualidade de vida.

Usar uma scooter de mobilidade nas atividades diárias

As scooters de mobilidade são mais baratas do que as cadeiras de rodas elétricas e são fáceis de manobrar, têm geralmente sistemas de condução fáceis e velocidade regulável. Elas podem ser usadas em grande parte dos espaços públicos, apesar de serem geralmente demasiado largas para serem usadas dentro de casa. Está disponível uma vasta gama de características para alguns modelos, como a capacidade para desmontar, pôr na mala do carro ou guardar em pequenos espaços.

Para decidir se uma scooter de mobilidade é certa para si, pense quando e onde a planeia usar. Procure os diferentes tipos de scooters de mobilidade e características como a velocidade, autonomia, peso máximo de utilizador, etc.

Considere que qualquer tipo de problema que tenha pode impactar a sua capacidade para conduzir a scooter de forma segura, particularmente qualquer problema de visão ou problemas com a velocidade de reação. Deve assegurar-se de que está ciente das regras de uso antes de efetuar a compra, procure conselhos sobre o uso e é recomendado que faça um test-drive.

Manter um estado de vida ativo é importante tanto para a saúde física como mental, e a independência proporcionada pelas scooters de mobilidade pode ser fundamental para aceder a espaços que nos mantêm ativos e envolvidos.

Para mais informação visite o site da Invacare em www.invacare.pt.