Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Benefícios dos alongamentos para os utilizadores de cadeira de rodas

Compartilhe este conteúdo:

Tal como acontece com qualquer um de nós, as pessoas com mobilidade reduzida podem beneficiar e muito dos alongamentos feitos de forma regular. Quer seja para aliviar cãibras e dores musculares, ou para ajudar a manter o físico, os alongamentos podem desempenhar um papel muito importante na manutenção da condição física e de saúde durante mais tempo.

 

Evitar dores musculares

Ao limpar-se depois do banho, ao alongar depois do exercício físico ou apenas ao empurrar a cadeira de rodas pode ajudar a ultrapassar uma potencial tensão muscular.

O alongamento é parte integrante da rotina de exercício físico de qualquer pessoa, e empurrar a cadeira de rodas é de facto uma forma de exercício, por isso é importante garantir que está preparado para fazer as coisas que deseja que o corpo faça. O alongamento pode por isso mesmo ajudar a prevenir lesões musculares.

 

Proteger as articulações

Tal como no ponto anterior, o alongamento também nos pode ajudar com as articulações de forma a assegurar que estamos prontos para começar o dia.

Alongar 5 a 10 minutos pela manhã pode ajudar a garantir articulações protegidas durante mais tempo!

 

Melhore as capacidades físicas

O alongamento em si é uma forma de exercício físico e ao fazê-lo está também a aumentar as capacidades físicas. Como é óbvio, ao alongar, estamos também a preparar-nos para uma maior capacidade de resposta quando exigimos algo mais do nosso corpo. Por exemplo, se está prestes a empurrar a cadeira por uma rua inclinada, vai perceber que não fica tão cansado porque preparou previamente o seu corpo com exercícios como alongamentos.

 

Melhorar a circulação

Foi demonstrado que o alongamento ajuda a melhorar a circulação, já que não são apenas os músculos e articulações que beneficiam com o exercício. O fluxo sanguíneo e as veias recebem também um pequeno impulso e assim o sangue chega mais rápido às várias áreas-chave do nosso corpo.

 

Prevenir úlceras por pressão

Há uma coisa que muitas vezes pode ser negligenciada pelos utilizadores de cadeiras de rodas, que é o simples facto de que o nosso corpo não foi projetado para estar sentado por longos períodos de tempo.

Por esse motivo, se conseguir fazer os alongamentos tradicionais enquanto está sentado na cadeira de rodas, e quiser ir um pouco mais além, como por exemplo alongar completamente na cama e garantir que as áreas do tronco e pernas estão esticadas completamente, está a ajudar a aliviar o desconforto que é ficar sentado na cadeira de rodas diariamente.

 

Ajuda a ultrapassar o stress

Porque não combinar o alongamento com um pouco de yoga e levar as coisas ao próximo nível? Naturalmente, as capacidades individuais quando se trata de praticar yoga dependerão inteiramente da flexibilidade do corpo de cada um e das suas próprias limitações físicas, mas, como com qualquer coisa na vida, tudo pode ser adaptado para melhor atender às suas necessidades de cada um.

Se optar por praticar técnicas de yoga diferentes, então essa também pode ser uma forma espetacular de ajudar a ultrapassar o stress do quotidiano. Está provado que o yoga e os alongamentos podem ser uma forma eficaz de relaxamento e claro, tudo o que ajudar a eliminar o stress terá um efeito direto na nossa vida.