Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Peças e acessórios para cadeiras de rodas: o que está disponível?

Compartilhe este conteúdo:

As peças e acessórios para cadeira de rodas permitem-lhe personalizar a cadeira de forma a realizar as tarefas e atividades diárias, ao mesmo tempo que mantém uma boa postura e correto posicionamento. Ser capaz de manter e ajustar a própria cadeira de rodas vai maximizar a sua funcionalidade e autonomia.

Almofadas

Adicionar a almofada de assento certa à cadeira de rodas vai melhorar tanto o conforto como o posicionamento no caso do uso diário da cadeira. As almofadas proporcionam prevenção par ao aparecimento de úlceras por pressão e podem ser usadas para criar e manter uma posição de sentado personalizada às necessidades de posicionamento do utilizador. Ter a almofada certa é muito importante e as suas necessidades podem mudar ao longo do tempo, por isso pesquise cuidadosamente as características da almofada e procure aconselhamento clínico se tiver dúvidas.

Pesquise também sobre a possibilidade de ter mais do que uma almofada para usar em diferentes atividades de forma a maximizar o seu desempenho em cada uma delas. As almofadas Matrx da Invacare oferecem uma resposta adequada conforme as necessidades e objetivos do utilizador.

Encostos

Os encostos estão disponíveis para os utilizadores que precisam de suporte postural adicional e necessitam de alterar altura, ângulos e pontos de suporte. Os encostos com maior contorno, as cunhas ou as almofadas laterais proporcionam ainda mais suporte individual para utilizadores com problemas posturais. Assegure-se de que cada acessório de encosto continua a manter a correta profundidade do assento para a cadeira de rodas e que não restringe o movimento dos membros superiores.

Estão também disponíveis apoios de cabeça e pescoço, mas é recomendável que sejam adquiridos após aconselhamento profissional e que seja verificado se a cadeira está preparada para receber este tipo de acessórios. Os encostos Matrx disponibilizam uma vasta gama de opções consoante o nível de suporte pretendido.

Rodas

Ter rodas suplentes ou alternativas é uma boa opção para não ter que lidar com reparações demoradas. Muitos utilizadores de cadeiras de rodas mantêm um conjunto de rodas traseiras e dianteiras extra ou kits de reparação ou substituição, ou mesmo um conjunto de rodas mais leves que podem ser úteis quando viajam.

Os pneus maciços ou pneumáticos são adequados a diferentes superfícies por isso deverá considerar quais os mais adequados dependendo dos sítios onde andar com a cadeira de rodas.

Os aros motores alternativos estão disponíveis para dar melhor aderência no caso de participar em atividades que exigem um manuseio firme em terrenos irregulares ou caso tenha dificuldade nos movimentos e força do punho e mão. Os raios das rodas podem ser protegidos para minimizar os ferimentos nos dedos e a alavanca dos travões mais comprida dará um controlo mais fácil sobre a cadeira de rodas.

As rodas costumam ser o componente com mais desgaste na cadeira e, portanto, personalizar as rodas às necessidades do utilizador e manter as peças de reposição podem ajudar na durabilidade e facilidade de uso da cadeira de rodas.

Apoios de braços e de pés

Os apoios de pés alternativos ou ajustáveis estão sempre disponíveis, os apoios de pés ajustáveis em ângulo têm vários pontos para alterar o comprimento ou a posição geral, o que pode ajudar a resolver problemas e necessidades específicas. Às vezes existe a necessidade de uns patins mais largos ou extensíveis, embora o impacto sobre as transferências ou manobrabilidade deva ser considerado bem como o aumento do peso da cadeira.

Além disso, as calcanheiras ou os cintos de pés ajudam a manter a posição correta das pernas e podem ajudar no posicionamento.

Estão também disponíveis apoios de braços almofadados, mais largos ou com contorno e ainda suportes que podem ser colocados debaixo do apoio de braços para dar conforto em torno das ancas.

As peças e os acessórios para as cadeiras de rodas são perfeitos para garantir que a cadeira é feita às medidas do utilizador e que a pode continuar a usar independentemente das alterações que tiver que fazer. Assegure-se sempre de que as peças e os acessórios são compatíveis com a cadeira e de que não alteram as características principais e o uso da mesma.