Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Cuidados a ter com a scooter de mobilidade

Compartilhe este conteúdo:

“Como faço a manutenção da minha scooter de mobilidade?” ou “em que condições posso usar a minha scooter?” é uma pergunta feita com muita frequência.

As principais áreas de manutenção e que geram muitas dúvidas são o armazenamento, carregamento das baterias e motores, por isso vamos abordar alguns desses detalhes de forma a torná-los o mais realista e práticos possível.

Armazenamento

Ao armazenar a sua scooter de mobilidade no ambiente certo e ao verificá-la regularmente pode ficar descansado que ela vai continuar a dar-lhe liberdade e segurança durante muitos anos.

A scooter de mobilidade deve ser mantida num local seco e deve proceder a uma limpeza quando armazenada durante a noite ou por longos períodos de tempo. Se o local de armazenamento tiver acesso à eletricidade então pode carregar a scooter ao mesmo tempo. Todas as baterias têm descargas automáticas quando não são usadas e por esse motivo devem ser carregadas regularmente, mesmo quando armazenadas por algumas semanas (por exemplo no Inverno).

O armazenamento pode ser feito dentro de casa, ou para pessoas com mais espaço exterior um local de armazenamento próprio será o ideal. Lembre-se de que a scooter não deve ser armazenada em áreas húmidas por isso podem ser necessárias coberturas de material impermeável para assegurar a sua longevidade.

As scooters não são à prova de água e por isso se não tiver espaço num local abrigado para armazenar a scooter de mobilidade, terá de adquirir uma capa de proteção à prova de água. Manter a scooter limpa e seca reduz também o risco de corrosão.

No entanto, muitas vezes surge a questão do uso da scooter de mobilidade à chuva. Quem vive em qualquer parte da Europa sabe o quão imprevisível pode ser a meteorologia e seria irrealista dizer para não usar a scooter na chuva. Se for apanhado no meio de um temporal não entre em pânico, abrigue-se onde puder. Pelo menos evite conduzir por cima de poças de água e tenha um cuidado extra quando armazenar a scooter, pois deve limpá-la com um pano seco com especial atenção aos estofos e eletrónica. Existem coberturas do assento impermeáveis que podem ser usadas para manter a scooter seca durante o uso.

Baterias

Por razões óbvias, uma das partes mais críticas de uma scooter de mobilidade são as baterias.  No entanto, e apesar das informações detalhadas no manual do utilizador, as pessoas focam-se muitas vezes em mitos ou ficam ansiosas com coisas que estão inteiramente sob o seu controlo. Por isso, vamos clarificar os factos.

Todas as scooters de mobilidade vêm com informação de quando tempo a bateria dura após carregamento total com base no tipo de piso, peso e velocidade. No entanto, esta informação só é válida se mantiver a bateria carregada.

A bateria precisa de ser completamente carregada antes do primeiro uso e pode não atingir a capacidade máxima durante os primeiros 10 a 20 ciclos de carregamento.

Apesar das baterias de gel não terem o “efeito memória” como muitas pessoas pensam, continua a ser importante carregar completamente as baterias após cada uso/ descarga (quer seja completa ou parcial).

Para gerir o risco de danos, antes de armazenar a scooter deve secá-la com uma toalha se estiver molhada. A scooter elétrica deve ser sempre armazenada num ambiente que não vai ser exposto a temperaturas extremas já que tal situação pode ter um grande impacto na degradação da mesma e redução na performance das baterias.

No entanto, não se esqueça que por mais cuidados que tenha com as baterias da scooter a sua capacidade vai diminuir ao longo do tempo, por isso faça uma manutenção anual das mesmas através do serviço pós-venda da Invacare.

Esperamos que algumas dúvidas tenham sido esclarecidas e que continue a aproveitar a liberdade, segurança e controlo que a scooter de mobilidade lhe vai dar nos próximos anos.