Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Quais as opções de almofada para cadeira de rodas?

Almofada para cadeira de rodas
Compartilhe este conteúdo:

Geralmente existe muito esforço e pesquisa para selecionar a cadeira de rodas mais adequada a cada situação, mas será que a mesma importância é dada à escolha da almofada de assento?

Pode parecer óbvio, mas uma almofada para cadeira de rodas é extremamente importante para garantir a saúde da pele, o bem-estar do utilizador e para incentivar à sua mobilidade e participação nas atividades diárias. Sem uma almofada que forneça a proteção, o conforto e a liberdade de movimento adequados é possível que se sinta inibido e deixe de fazer as atividades que lhe dão mais prazer.

Escolha: o que considerar

  1. Tempo

Quanto tempo passa na cadeira de rodas? Se é utilizador dependente e não se consegue transferir sozinho, e por isso passa grande parte do dia na cadeira, então deve considerar uma almofada para cadeira de rodas que tenha um nível alto de prevenção contra o aparecimento de úlceras por pressão.

No entanto, se a cadeira de rodas é usada para longas distâncias e se o utilizador for independente nas transferências, então deve considerar uma almofada nível médio de prevenção das úlceras por pressão.

Estes exemplos não consideram nenhuma indicação médica, por isso é sempre aconselhável uma avaliação com um profissional de saúde.

  1. Postura

Considere o equilíbrio que mantém quando está sentado. Tem alguma dificuldade em manter a posição vertical? Quando faz movimentos laterais e retoma à posição correta, sente algum desequilíbrio? Esses testes poderão ser importantes na hora de escolher o material e acessórios a usar na almofada para cadeira de rodas.

  1. Integridade da pele

Tem atualmente uma úlcera por pressão em tratamento ou tem algum histórico de úlceras por pressão?

O risco de as desenvolver é determinado por vários fatores, alguns dos quais já foram mencionados. Para determinar os riscos pode utilizar uma avaliação standard de uma escala como a Braden. A consciência dos potenciais riscos vão permitir-lhe tomar decisões informadas juntamente com o profissional de saúde ou especialista de produto.

Opções

Essencialmente, as opções das almofadas para cadeira de rodas incluem materiais como a espuma, espuma visco (memória) de alta densidade e fluído de gel.

Cada um destes materiais foi desenvolvido para dar suporte a utilizadores em risco de desenvolver úlceras por pressão e por isso a decisão resume-se aos pontos acima descritos.

A espuma oferece bom alívio de pressão e conforto e pode ser utilizada tanto em cadeiras de rodas como em poltronas. Embora possam dar suporte a utilizadores em alto risco de desenvolvimento de úlceras por pressão, as almofadas em espuma podem ser almofadas de entrada de segmento que também são usadas para dar conforto aos utilizadores de cadeira de rodas que se conseguem transferir com maior independência.

As almofadas para cadeira de rodas em espuma viscoelástica de alta densidade oferecem alívio de pressão para utilizadores em alto risco e com sensibilidade à temperatura. Para além disso, também se adaptam ao corpo do utilizador de forma a aumentar o suporte e a proteção. Este vai ser o cenário se usar uma almofada de espuma moldada que foi desenvolvida para manter a forma do corpo do utilizador.

O saco de fluído de gel, normalmente usado em combinação com a espuma, oferece uma solução para utilizadores em alto risco de desenvolver úlceras por pressão. O gel pode ser posicionado especificamente na zona onde o utilizador tem maior risco, quer seja nas tuberosidades isquiáticas ou no sacro. Pode também ser utilizado um sistema modular que inclua, além do fluído de gel, cunhas laterais, adutores, suportes de anca, etc. para um posicionamento personalizado.

Apesar do conhecimento ser importante para que possa fazer uma escolha informada, recomendamos sempre a consulta de um profissional de saúde ou diretamente na Invacare.