Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Consegue viajar com uma scooter de mobilidade?

Scooter de mobilidade
Compartilhe este conteúdo:

Falar em viajar com uma scooter de mobilidade pode parecer uma tarefa impossível, mas com a scooter certa, a viagem pode ser uma lufada de ar fresco.

A maior parte das scooters de mobilidade podem ser transportadas, mas a forma mais fácil de o conseguir é através de uma scooter que seja desmontada fácil e rapidamente. A Invacare Colibri é uma micro-scooter que permite  uma montagem/desmontagem fácil e rápida, para um transporte sem dificuldades. Existe também a Invacare Leo, que apesar de ser um modelo maior, também pode ser desmontada em quatro pequenas partes, fáceis de transportar.

Passo 1: Remover o assento
Passo 2: Remover a bateria
Passo 3: Segurar o apoio de assento com uma mão, com a outra puxar a alavanca da parte traseira da scooter.
Passo 4: Levantar o apoio de assento para separar a parte dianteira da parte traseira da scooter
Passo 5: Rebater a coluna de direção até à posição mais baixa

Viajar de carro

A maioria dos carros atuais, conseguem transportar as 4 partes da scooter elétrica, no interior da mala, sem necessitar de adaptações. Se não quiser desmontar a sua scooter para voltar a montá-la de seguida, em cada viagem, há alguns atrelados que podem ser usados, consoante o seu carro. Se já usa atrelado para o transporte da sua scooter, deve comprar uma capa para a proteger das condições climatéricas durante os transportes.

Viajar de Barco/Navio de Cruzeiro

Muitas Companhias de cruzeiros permitem scooters de mobilidade, no entanto, algumas têm requisitos de tamanho, de forma a conseguir entrar e sair da sua cabine. Verifique junto da sua companhia de cruzeiros aquando da reserva. Lembre-se que algumas companhias de cruzeiros usam pequenas lanchas, em alguns portos e nem todas elas estão preparadas para transportar scooters de mobilidade. Não se esqueça de verificar se as excursões em terra, permitem o uso de scooters de mobilidade.

Viajar de autocarro

Na maioria dos cassos, as scooters de mobilidade são permitidas nos autocarros.

Viajar de avião

As companhias aéreas são obrigadas a aceitar sem custo o check-in da sua scooter de mobilidade. Aconselha-se que avise a companhia aérea aquando da sua reserva. A maioria das companhias recebem a sua scooter, colocam-na na zona de carga , e oferecem-lhe transporte de e para a porta de embarque, bem como à saída e entrada do avião. Pergunte antes do check-in, visto que algumas companhias, requerem o preenchimento de um formulário antes do embarque. Certifique-se que tem uma etiqueta de bagagem na sua scooter, com os seus contactos. Tire também uma foto à scooter no Aeroporto, para servir de prova, caso exista alguma dano durante o transporte.

Viajar de Comboio

Certifique-se que pergunta aquando da reserva, mas quase todos os comboios permitem as scooters de mobilidade. Alguns comboios exigem um autorização antes do embarque.

Viajar de elétrico

A maioria dos elétricos das principais cidades, permitem o uso de scooters, no entanto planeie primeiro, pois alguns elétricos exigem uma autorização especial.

 

Antes de qualquer viagem com a sua scooter, certifique-se que ela está em boa condição. Verifique a pressão dos pneus, a bateria, os espelhos e as luzes. Não se esqueça de levar o carregador! Com o planeamento certo, muitas vezes as pessoas com scooters de mobilidade conseguem viajar pelos mesmos meios de transporte que que as pessoas sem scooters.