Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Equipamento para exercício físico adaptado

equipamento-exercicio-fisico-adaptado
Compartilhe este conteúdo:

Para pessoas com mobilidade reduzida, a prática de exercício físico regular pode ser um desafio. Quando existem dificuldades de movimento, ou se a força, a energia ou a destreza são um problema, manter um certo nível de forma pode ser extremamente difícil.

No entanto, existem equipamentos para exercício físico adaptado que o podem ajudar. Neste artigo, vamos olhar para os equipamentos disponíveis para todos e para o equipamento especializado que tem vindo a conquistar o mercado.

Equipamento para exercício físico adaptado

Passadeiras

Existem algumas opções, como as passadeiras, que permitem que os utilizadores de cadeiras de rodas possam treinar, dentro de casa, os músculos dos braços para ajudar na propulsão. Os utilizadores sobem para cima de duas placas, prendem a cadeira de rodas de forma a que fique segura e depois é só empurrar a cadeira através da auto-propulsão.

O equipamento pode medir a frequência cardíaca, a distância percorrida e a velocidade, e pode conectar-se ao seu smartphone ou tablet para memorizar o progresso dos treinos. Ao contrário das passadeiras tradicionais, esta é portátil, logo fácil de transportar para todo o lado.

Esta passadeira pode ser usada por pessoas que estão a iniciar o exercício físico e que queiram perder peso ou melhorar a forma física, mas é também adequada a atletas de alta competição que queiram manter a atividade física, aumentar a velocidade e a energia.

Pedaleira eletrónica

Para pessoas com mobilidade reduzida, mas com algum movimento nas pernas ou nos braços, uma pedaleira estacionária é uma forma de aumentar o exercício aeróbico, a forma física, bem como a energia e a força.

A pedaleira eletrónica é portátil e pode ser usada para exercitar os braços e as pernas, tal como com as tradicionais bicicletas fixas. A resistência pode variar para se adequar ao utilizador, o ecrã anexado ao equipamento mostra a velocidade, distância, os quilómetros percorridos e o período de tempo que a pessoa pedalou.

Halteres

Os halteres são uma forma popular e eficaz para qualquer pessoa exercitar os braços e as mãos. Os exercícios podem ser feitos enquanto os pesos estão seguros/fixos nas mãos e os braços movimentam.

Muitas pessoas com mobilidade reduzida podem beneficiar da introdução ao exercício através de halteres, especialmente usando os mais macios ou os que são feitos de materiais como o neopreno. Começe com pares mais leves e aumente até aos mais pesados ao mesmo tempo que melhora a sua capacidade física e força.

Pesos para punhos e tornozelos

Os pesos para os punhos e tornozelos podem ser utilizados para dar resistência extra ao exercício físico ou podem ser usados durante as atividades do dia-a-dia para aumento gradual de força e tónus muscular.

Considere adquirir os pesos para os punhos e tornozelos com cintas para que se possam fixar nos membros, sem necessidade de preensão.

Elásticos

Se está à procura de uma forma mais suave para aumentar a resistência, os Elásticos (Therabands) podem ser adquiridos em tiras ou comprimentos até 25m. Com um código de cores que varia de acordo com a resistência do elástico (amarelo – menor resistência, preto – maior resistência), esta ferramenta acessível pode ajudar as pessoas com mobilidade reduzida a desenvolver lentamente a força e a energia antes de mudar para um equipamento de exercício mais complexo.

Luvas de aderência

Quando considerar aumentar o nível de atividade física, um bom par de luvas ajuda a assegurar que não ganha bolhas nas mãos pelo caminho. Não poupe nisto, pois um bom par de luvas vai fazer toda a diferença na quantidade de exercício que poderá fazer de forma segura.

No entanto, se quiser ficar em forma, existem formas cada vez mais acessíveis de o fazer. Quer queira andar alguns quilómetros extra por semana, ou sair para fazer um treino mais intenso, considere as suas opções e procure um equipamento especializado que o possa ajudar a alcançar os seus objetivos.