Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Acessórios para cadeiras de rodas

acessorios-cadeiras-rodas
Compartilhe este conteúdo:

Para os utilizadores de cadeiras de rodas uma deslocação pode exigir algum planeamento e preparação. Há aspetos extra a ter em conta onde os acessórios para a cadeira de rodas podem ajudar:

  • É possível transportar uma bebida quente?
  • E se o tempo estiver mau?
  • Como é que impeço a minha cadeira de tombar para trás?
  • É possível transportar as minhas compras para casa quando uso a minha cadeira de rodas?

Acessórios para cadeira de rodas que ajudam no dia-a-dia

Existem no mercado acessórios para utilizadores de cadeiras de rodas que podem ser uma boa ajuda em diversas situações no dia-a-dia. Eles podem ser usados tanto por utilizadores de cadeiras manuais como cadeiras de rodas elétricas, dependendo do acessório, e podem fazer um grande diferença na gestão das tarefas diárias.

Aqui estão algumas opções disponíveis:

Acessórios para a chuva

Os dias de chuva podem causar alguns problemas aos utilizadores de cadeiras de rodas manuais que quando passam com as rodas em poças de água e de lama sujam as mãos, os braços e as roupas.

As luvas para propulsionar a cadeira de rodas foram desenvolvidas não só para manter as mãos limpas e secas, mas também são feitas de um material forte e resistente que não vai sofrer com o desgaste. Também podem ser compradas umas mangas especiais para proteger as roupas da sujidade provocada pelas rodas da cadeira.

Num dia de chuva, pode ser também difícil para o utilizador de cadeira de rodas se manter seco. Existem acessórios como ponchos que protegem o utilizador e grande parte da cadeira de rodas e que são feitos de um material resistente à água. Estas proteções desenvolvidas especialmente para o efeito podem fazer uma grande diferença no conforto e bem estar do utilizador.

Existem também coberturas disponíveis para proteger a cadeira de rodas quando não está em uso. As coberturas protegem as cadeiras de rodas manuais e as elétricas e mantêm o metal e o assento seco. Também estão disponíveis guarda chuvas para cadeiras de rodas, que fixam num mecanismo de metal específico e que protegem o utilizador da chuva.

Tabuleiros para cadeiras de rodas

Os tabuleiros podem ser um acessório muito valioso para os utilizadores de cadeiras de rodas. Quer vá almoçar fora e a sua cadeira não cabe debaixo da mesa do restaurante, ou está a tentar usar o computador em cima dos joelhos em casa, um tabuleiro para cadeira de rodas pode ser o acessório perfeito para conseguir realizar estas atividades. Para pessoas que têm dificuldade em segurar objetos como pequenas bebidas, usar um tabuleiro e uma palhinha pode resolver o problema, levando a uma maior independência do utilizador.

Os tabuleiros que são feitos com as bases em sacos de feijão podem ser especialmente confortáveis e fáceis de usar, ou em alternativa podem ser acoplados aos apoios de braços da cadeira de rodas e rebatíveis quando não utilizável.