Passionate People

Estilos de vida, recursos e conteúdo


para pessoas com mobilidade reduzida

Quais são as principais diferenças entre cadeiras de rodas leves e ultra-leves?

Escolher uma cadeira de rodas é um processo complexo, e a cadeira ideal deve ser ajustada ao utilizador e ao seu estilo de vida, em vez de ser o utilizador a ajustar-se à cadeira.

A escolha correta de cadeira de rodas impacta o tipo e a frequência de uso, conforto diário, manobrabilidade, risco de escáras, durabilidade e custo.

Porque é que o peso é importante?

O peso é geralmente a escolha central, já que um chassis ultra-leve pode aumentar as distâncias percorridas e facilitar a passagem pelos obstáculos, ao mesmo tempo que oferece maior proteção contra as tensões do uso regular da cadeira de rodas. As cadeiras de rodas ultra-leves são também fáceis de transportar ou guardar, em particular se forem usadas regularmente. No entanto, o peso deve ser equilibrado com outras características, especialmente aquelas que afetam a propulsão e manobrabilidade, já que uma cadeira de rodas mal ajustada pode criar dificuldades adicionais. Ambas as cadeiras de rodas leves e ultra-leves são comuns, apesar de existirem características importantes que influenciam esta escolha.

O que causa a diferença de preço?

O tipo de material e ajuste definem as diferenças entre as gamas. As cadeiras standard são geralmente em aço, pesam 15 kg ou mais, e por vezes encartam, mas com ajuste limitado em termos de tamanho. As cadeiras leves são feitas de alumínio, pesam entre 13 e 16 kg, geralmente encartam e oferecem características ajustáveis, tal como apoios de braços removíveis.

As cadeiras de rodas ultra-leves pesam entre 6 e 14 kg e são geralmente feitas de alumínio aerodinâmico com alta resistência/ peso para que não sejam apenas mais leves, mas durem também muito mais. Além disso, as cadeiras de rodas ultra-leves são geralmente altamente personalizadas ao utilizador, com a adição de características ajustáveis que aumentam a sustentabilidade da cadeira de rodas.

Características

As características das cadeiras de rodas são imensas, e escolher o modelo certo é importante para o conforto e usabilidade. Tenha em consideração as características que lhe importam, o tempo de uso, de transporte ou de armazenamento, para além das necessidades de personalização. Veja as características opcionais e ajustáveis de cada modelo, para fazer a seleção do que é mais indicado e do que possa ter potencial para mudar nas suas necessidades. Os acessórios adicionais podem aumentar o peso, por isso identificar um modelo que seja altamente ajustável e personalizável pode reduzir o custo adicional ou o peso de acessórios extra.

Tipo de chassis

A escolha chave pode ser um chassis rígido versus de encartar, ou a combinação de ambos, que está disponível nas cadeiras de rodas ultra-leves, enquanto os modelos leves são por norma apenas de encartar. Os chassis rígidos são os mais leves, mais robustos e eficientes, mas não encartam. O chassis de encartar é mais fácil para transportar, mas pode ser um pouco mais pesado e ter algumas limitações na performance de condução, impactando o conforto no caso do uso ser prolongado. Deverá também ter em conta a facilidade do mecanismo de encarte, tanto em termos de complexidade, como de força necessários. Existem vantagens para cada tipo de chassis, que devem ser balanceadas com outras características das cadeiras de rodas como encostos/ apoios de braços/ punhos, componentes de extração rápida ou mesmo posições da roda ajustáveis. As características removíveis podem ainda reduzir o peso para transporte.

Estudos

A cadeira ideal é personalizada ao utilizador, pode sofrer alterações, é durável e o mais leve possível. Estas características são essenciais para o design das cadeiras de rodas ultra-leves, e estudos mostram que se a cadeira for configurada devidamente, os níveis de funcionalidade aumentam, as complicações secundárias reduzem, duram mais e são mais efetivas do que os modelos standard.

Exemplos

As cadeiras de rodas ultra-leves Küschall são um bom exemplo que reúne as recomendações de uma cadeira altamente ajustável e configurável, com o peso mínimo. Um dos modelos oferece um chassis dianteiro de encartar, e dá a estabilidade de um modelo rígido, com um sistema simples de encartar. As características das cadeiras de rodas Küschall incluem o encosto ajustável em tensão, apoios de braços, pernas, punhos ajustáveis, protetores de roupa em carbono e travões modulados. São várias as soluções Küschall, por isso contacte-nos para saber mais e poder experimentar e assim dar acrescentar qualidade de vida ao seu dia-a-dia.