Passionate People

Estilos de vida, dicas e conselhos clínicos


para pessoas com mobilidade reduzida

Apoio de costas reclinável para cama: independência, saúde e bem-estar

Apoio de costas reclinável para cama articulada: independência, saúde e bem-estar
Compartilhe este conteúdo:

Falamos muitas vezes dos benefícios da articulação do estrado de uma cama articulada onde o apoio de costas reclinável oferece muitos benefícios para o conforto e bem-estar da pessoa acamada, tanto em ambientes de cuidados médicos ou domiciliários. No entanto, os apoios de costas não são apenas parte integrante de uma cama e podem ser um acessório adquirido de forma independente para uso numa cama doméstica standard.

Quando considerar a finalidade e o benefício de um apoio de costas, deverá avaliar o tipo de atividades que necessita de realizar enquanto está deitado na cama e que podem ser impactadas por um apoio de costas reclinável.

Dormir

Ter uma boa noite de sono é um dos fatores mais importantes para a saúde física e mental. Ajuda-nos a processar a informação, a focar a nossa atenção nas tarefas e a estarmos na nossa melhor condição. O sono é também bom para o nosso coração, o nosso humor e ajuda-nos a manter um peso saudável.

Para pessoas com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), por exemplo, estar deitado numa posição completamente plana pode criar pressão significativa nas vias respiratórias e por isso dificultar o sono à medida que a pessoa se sente com dificuldades respiratórias. A capacidade de elevar o encosto permite que a pessoa encontre uma posição confortável sem ter de estar sentada.

Comer/ beber

Todos nós gostamos de ocasionalmente tomar o pequeno-almoço na cama ou beber um chá antes de dormir. Quer seja algo ocasional ou regular, é importante que perceba como funcionam os músculos da deglutição.

Vários estudos demonstram que a musculatura envolvida na deglutição trabalha de forma mais eficaz e eficiente quando a pessoa está num ângulo superior a 30º. Numa posição inferior a 30º, os músculos têm de fazer maior esforço e a comida/ fluído pode descer erradamente da laringe para o sistema respiratório daí a expressão “seguir pelo canal errado”.

Isso normalmente leva a tosse numa tentativa automática de remover algo indesejado, mas pode ocasionalmente e de forma particular nas pessoas mais vulneráveis, acontecer em silêncio. Isto pode levar a uma pneumonia e por isso muitos lares, hospitais ou instituições com cuidados domiciliários adotaram a política de um sono com uma inclinação de no mínimo 30º para garantir que as secreções noturnas não entram no pulmão. O objetivo é assim reduzir o número de casos de pneumonia adquiridos nestas instituições.

Ler/ Ver televisão

O uso de almofadas para criar um ângulo de encosto que depende ainda do controlo e equilíbrio devido à espuma da almofada é muitas vezes complicado. O uso de uma estrutura mais estável como o Areste, permite que mantenha um ângulo de conforto com o mínimo de esforço enquanto realiza as tarefas de forma independente.

Transferências

A biomecânica das nossas transferências para dentro e para fora da cama requer uma quantidade significativa de força e equilíbrio dinâmico.

Ao sentar-se na beira da cama, um apoio de costas permite que a pessoa se encoste e que desta forma o esforço principal seja apenas concentrado na transferência das pernas.

Ao sair da cama, o facto de se apoiar no apoio de costas faz com que a pessoa fique na posição sentada sem esforço e ajude na transferência dos membros inferiores para fora da cama.

Apoio nas transferências, na alimentação e nas atividades de lazer tem impacto na saúde e no bem-estar geral do utilizador. Quer use o apoio de costas integrado numa cama articulada ou como acessório numa cama standard, os seus benefícios são inquestionáveis.